O que fazer quando o professor é ruim?

Perguntado por: izagalo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Converse com a diretoria ou coordenação da escola para que eles tomem conta da situação e resolvam o problema. Mas cuidado com seu histórico. Se você costuma bagunçar em sala de aula ou receber reclamações dos professores, sua iniciativa não será levada a sério. Por isso, faça sua parte.

Procure saber se ele não gosta de você.
Não pergunte diretamente “Por que você me odeia?”. Em vez disso, fale sobre como deseja se dar bem na disciplina dele e pergunte o que pode fazer para melhorar. Mostre que é uma pessoa que leva os estudos a sério e que o respeita como profissional.

Recebe ligações por meio do Canal de Atendimento 0800 77 000 12 e faz atendimento via web oriundos do Portal (https://atendimento.educacao.sp.gov.br/) e do e-mail da SEDUC.

Convencionou-se designar de “mau professor” aquele que é, aparentemente, desleixado e irresponsável. Tachado de problemático, não participa dos planejamentos e adestramentos oficiais, falta, às vezes, e não se preocupa em seguir à risca os horários das aulas.

São jornadas muito pesadas de trabalho, as condições de trabalho são péssimas. "O professor em São Paulo tem três empregos para ter um salário digno. Ele não pode se dedicar a uma única escola, ao mesmo grupo de alunos, convive menos com a família. Com isso, o rendimento dele vai caindo."

Sim, cabe um processo de dano moral contra a universidade, pelos atos de seus funcionários ou prepostos. O importante é fazer a prova do ato ilícito perpetrado pelo preposto e o nexo de causalidade com o dano extrapatrimonial.

Constrangimento a aluno em sala de aula – responsabilidade civil da escola – dano moral. O constrangimento causado a aluno por professores que o expõem a situação humilhante em sala de aula enseja a responsabilização da escola por danos morais.

Serão assegurados:

  • igualdades de condições para o acesso e permanência na escola.
  • Direito de ser respeitado pelos seus educadores.
  • Direito de contestar critérios avaliativos.
  • Direito de organização e participação em entidades estudantis.
  • Acesso à escola pública e gratuita perto de suas residências.

Princípio da dignidade humana artigo 1º, inciso III:
Além de ferir o princípio constitucional de ir e vir, fere também o da dignidade humana quando o aluno, criança, adolescente ou mesmo adulto, urina nas calças em função de ter sido impedido de sair da sala de aula para se dirigir ao banheiro.

Os professores não devem aceitar esse tipo de atitude, pois pode virar rotina em sua aula.

Pena - detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência. Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Para que o professor seja demitido, você precisará provar pelo menos uma das seguintes coisas: conduta imoral, incompetência, negligência, descumprimento grave das regras da escola, condenação criminal, insubordinação, fraude ou difamação.

As denúncias podem ser registradas na central de atendimento do MEC pelo número 0800 61 61 61, de segunda à sexta-feira das 8h às 20h.

Para: Para: Diretoria
Nós viemos abaixo assinar que não aceitamos a mudança de professor, pois caiu o rendimento da turma, o professor Reginaldo não tem condições de lecionar a disciplina de história pelas seguintes razões: 1. Não domina o conteúdo.

São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes.

A rotina de um professor tem muitos desafios e nem sempre é fácil gerenciar tudo ao mesmo tempo.
...
Dicas para ajudar no nervosismo da sala de aula:

  1. Faça um planejamento. ...
  2. Busque conhecer o perfil dos seus alunos. ...
  3. Explore novas possibilidades e pratique. ...
  4. Se atente ao pós-aula.

Fadiga. Como não se estressar na sala de aula? Difícil, pois a fadiga é um tipo de cansaço mental, causado pelo excesso de trabalho e o estresse no ambiente escolar. Precipuamente a fadiga pode ocorrer devido ao desgaste físico ou mental, consumindo a energia e reduzindo o desejo de realizar tarefas comuns do cotidiano ...

O declínio da profissão se deve pelos baixos salários praticados pela maioria das secretarias municipais e estaduais, além das particulares; aliada ao desprovimento da devida valorização por parte do governo e da sociedade.

O governo de Jair Bolsonaro tem usado, com frequência, aparatos repressores e órgãos do Estado para intimidar professores. Esse é um fator que deve servir de alerta a toda a população, porque um governo que considera a educação uma ameaça é incapaz de construir uma sociedade mais desenvolvida.

O professor que humilha dolosamente uma criança ou adolescente em sala de aula incorre no crime do artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, constatou Ludmila Lins Grilo, juíza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A pena para a prática é de seis meses a dois anos, estabelece a lei.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.