O que fazer se a unha estiver amarela?

Perguntado por: uveiga9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Quando a unha amarelada é resultado do uso de um esmalte escuro e existe a necessidade de clareá-las para poder utilizar um esmalte claro, bastar esfregar um algodão molhado em água oxigenada antisséptica, 10 volumes, que irá limpá-la profundamente.

O que acontece é que nossas unhas são bastante porosas (cheias de buraquinhos para respirar), e como alguns esmaltes são bastante pigmentados, a unha acaba absorvendo um pouco do esmalte, o que a deixa com essa aparência amarelada.

Se as bordas são amareladas o sinal pode ser de icterícia, outro sinal de problemas no fígado. Já as unhas amarelas em geral são derivadas de uma infecção por fungos que atacam a unha, nesse caso se não tratada a pessoa pode até perder as unhas.

Para limpar as unhas amarelas basta misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa de água. Depois, deve humedecer um pouco de algodão com o líquido e aplicar por todas as unhas com massagens suaves. Deve esperar 15 minutos antes de lavar as mãos.

Se suas unhas têm um aspecto esbranquiçado ou transparente, com a base rosada, elas estão saudáveis. Observou algo diferente disso ou algum tipo de mancha? É melhor ficar atento porque qualquer alteração no aspecto das unhas que não tenha sido causada por trauma ou lesão pode ser sinal de um problema de saúde.

Micoses de unhas são causadas por fungos identificáveis por meio de exames laboratoriais. Unhas esbranquiçadas, amareladas ou negras, frágeis e quebradiças, com espessura aumentada e mau cheiro vão muito além de problemas estéticos. São sinais de uma doença séria: a onicomicose.

Use uma pasta de suco de limão e bicarbonato de sódio.
Misture 1 colher de sopa de suco de limão e 2 a 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e passe essa pasta sobre as unhas e embaixo das pontas delas usando um cotonete. Deixe descansar por dez a 15 minutos, depois lave as mãos com sabonete e água morna.

Canesten® Creme é um antifúngico utilizado no tratamento de infecções fúngicas da pele causadas por dermatófitos (fungos).

A resposta é não, pois unhas são células mortas, portanto não respiram. Pequenas pausas entre alongamentos, pode até ser, dependendo do leito de cada cliente, às vezes é preciso um 'descanso' entre um serviço e outro, mas não tem relação alguma com respirar.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que as unhas fiquem sem esmaltes por, pelo menos, uma semana por mês. E o que eu oriento às pacientes é retirar o esmalte de um a dois dias antes de fazer as unhas já que a maioria das mulheres não vai conseguir ficar uma semana sem pintas as unhas", explica.

Utilize um secador de cabelo, para que absorva toda a umidade por baixo das unhas (mas cuidado para não se queimar); Em partes iguais, misture: álcool (70%), água oxigenada (10 volumes) e vinagre branco. Aplique a solução sobre as unhas com a ajuda de um algodão e deixe agir por 15 minutos.

O esmalte vermelho ajuda a fortalecer as unhas? Não! Apenas alguns produtos muito específicos, quando usados de forma combinada, podem proporcionar esse tipo de resultado. O esmalte vermelho possui um pigmento que inibe o crescimento de fungos e atua como um filtro, protegendo a unha dos danos dos raios solares.

Hortelã-pimenta. O chá de hortelã-pimenta também age como remédio para micose de unha caseiro. Afinal, a erva possui propriedades antissépticas que ajudam no combate aos fungos da micose de unha. Faça um escalda-pés com o chá de 30g de folhas de hortelã-pimenta – espere a água esfriar para não se queimar.

Se o problema estiver nas unhas, dilua em uma bacia com água oxigenada e água nas mesmas proporções e mergulhe os pés ou as mãos afetadas pela micose. Deixe agir por 30 minutos e faça esse processo todos os dias até eliminar a micose por completo.

Você apenas precisa massagear a região das unhas com um pouco de óleo alguns minutos antes da remoção, após isso, com a ajuda do palito com algodão umedecido no removedor de esmaltes, você realiza movimentos de baixo para cima. É simples e rápido, não tem mistério!

Utilize uma escova para eliminar a sujeira em todas as partes dos pés: laterais, planta do , entre os dedos e nas unhas. Faça o enxágue com bastante água para remover completamente o sabão. De preferência, opte por um antibacteriano com pH neutro.

Unhas vermelhas
O tom avermelhado, principalmente em formato de meia lua, pode indicar a presença de doenças reumatológicas como lúpus e artrite reumatoide. Já o vermelho, ao redor da pele nesta região, pode ser provocado por fungos e bactérias, que "invadem" a unha após a retirada da cutícula. "Cutícula é proteção.

Especialistas reforçam que, apesar das manchas escuras nas unhas não provocarem dor, o simples fato de seu surgimento já deve ser motivo para ir ao dermatologista. Isso porque, apesar de não ser contagiosa, a melanoníquia pode ser provocada por infecções por determinados fungos – e as micoses, sim, são contagiosas.

Quais os primeiros sinais? “Inicialmente, são pequenos descolamentos da unha, ou mudança de sua coloração, tornando-se esbranquiçada, amarelada ou, em alguns casos, até amarronzada ou enegrecida, dependendo do tipo de fungo. Com o tempo, pode haver também um espessamento, ela fica grosseira e chega até a se deformar.

Vinagre. Um tratamento alternativo para a doença é deixar os pés em uma mistura de água com vinagre de maçã (em igual proporção) por cerca de vinte minutos. O ácido acético, substância presente no vinagre, é capaz de neutralizar o pH da pele e contribuir para o combate aos fungos.

Esmaltar as unhas durante o tratamento de micose não compromete a eficácia de Loceryl e não interfere no tempo do tratamento².