O que fazer se alguém está usando seu CPF?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Para se prevenir, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e cadastrar um alerta gratuito na Serasa. Com esse alerta, as empresas que consultarem a Serasa serão avisadas sobre a situação. Elas vão poder solicitar mais dados ou outros documentos que comprove a identidade de quem está portando o documento.

5 dicas sobre como evitar que seu CPF seja vazado

  1. Use senhas fortes. Hoje, praticamente todos os serviços online são protegidos por senha. ...
  2. Ative a autenticação de dois fatores. ...
  3. Evite golpes de phishing. ...
  4. Cuidado ao usar Wi-Fi público. ...
  5. Acompanhe seu CPF.

Crimes de falsidade ideológica e contratação de serviços
Caso você não possua histórico de crédito negativo ou pendências financeiras, a partir daí é possível abrir uma conta de telefonia, por exemplo, o que geraria um comprovante de residência falso, e assim dando abertura para mais oportunidades de golpes.

A melhor forma de consultar se existe algum empréstimo vinculado ao nome é através do Registrato. O sistema pertence ao Banco Central do Brasil e consolida dívidas, operações de crédito, câmbio e outras atividades financeiras de pessoas físicas e jurídicas.

Você sabe o que é blindagem de CPF/CNPJ? Esta tutela garante de forma rápida que o nome da empresa ou pessoa física fique "limpa", ou "nada conste" nos órgãos de restrição ao crédito, como SERASA.

  1. Acesse www.ssp.sp.gov.br/bo e selecione Delegacia Eletrônica.
  2. Selecione a ocorrência.
  3. Preencha os formulários.
  4. Cadastre um e-mail e receba o link e senha para imprimir o seu Boletim de Ocorrência.
  5. Acompanhe online o andamento da solicitação.

Para fazer a consulta basta realizar um cadastro no site do Registrato. Qualquer pessoa consegue verificar se o CPF está sendo usado para abrir contas ou se há suspeitas em insituições financeiras que possam acender o alerta de possíveis fraudes.

5 práticas de Segurança da Informação para proteger os seus dados

  1. Utilize apenas o seu computador ou celular para acessar aplicativos de banco. ...
  2. Mantenha o antivírus sempre atualizado. ...
  3. Utilize senhas fortes. ...
  4. Nunca compartilhe dados confidenciais por mensagens, e-mails ou telefone. ...
  5. Desconfie de mensagens e sites desconhecidos.

Como provar que não fiz empréstimo consignado? O primeiro passo é ir à uma delegacia e registrar o Boletim de Ocorrência. Também deve entrar em contato com a empresa para informar que não solicitou e nem recebeu o valor, comprovando que o dinheiro não foi para a sua conta.

Sim! Fazer empréstimo em nome de terceiros pode ser enquadrado como crime de falsidade ideológica ou estelionato. Isso ocorre porque você empresta sua identidade, assinatura e até mesmo seu registro em carteira, no caso do empréstimo consignado, para que outra pessoa possa usar o serviços em seu nome.

CPF bloqueado: em situação de dívida com fisco ou qualquer outro débito que esteja protestado em cartório. Em casos em que aparece “Pendente de Regularização", o contribuinte deve estar com pelo menos uma declaração atrasada nos últimos cinco anos.

Limpar nome sujo por ação judicial
Neste caso o nome do consumidor só será limpo após terminar o prazo que o credor tem para cobrar a dívida, já que por lei, cada dívida tem um prazo especificado para ser cobrada, ainda que o processo seja suspenso.

Nesta petição, o advogado solicitará uma liminar para impedir que o banco negative o nome do cliente ou apreenda algum dos seus bens.... Em seguida, o juiz decidirá se concede a liminar ou não, seja de forma parcial ou integral. Caso o pedido for negado, o advogado pode recorrer....com bancos e no Serasa.

Não deixe seu celular, notebook ou computador ser acessado por pessoas estranhas. Encerre a sessão sempre que sair do e-mail, de redes sociais. E limpe o histórico de navegação sobre os sites visitados.

Mas o que o cidadão pode e deve fazer quando tem seus dados expostos? Além de trocar imediatamente todas as suas senhas, é preciso tentar entender como ocorreu o vazamento, identificar de onde veio, entrar em contato diretamente com a instituição e questioná-la.

8 dicas de como proteger dados do celular

  1. Use uma senha de bloqueio forte. ...
  2. Proteja seu chip. ...
  3. Conheça o IMEI do seu aparelho. ...
  4. Use a autenticação em dois fatores. ...
  5. Tenha um e-mail seguro para recuperação de senhas. ...
  6. Aprenda a usar o bloqueio remoto. ...
  7. Ative a biometria. ...
  8. Não guarde senhas e dados sensíveis no celular.

Para saber se é seguro fazer empréstimo pelo WhatsApp, antes de solicitar o empréstimo pelo aplicativo, tenha certeza que está entrando em contato com o número oficial da empresa. Para isso, basta pesquisar na internet e nas páginas oficiais dos bancos ou das instituições financeiras.

Registre o caso no Procon
Comunique o Procon da sua região sobre o golpe. Isso pode ser feito por telefone ou virtualmente, a depender do estado. É o Procon que poderá notificar e processar a “empresa” golpista, caso ela realmente exista e tenha um endereço físico.