O que Fernando Collor fez de ruim?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Na ação penal 307, em 1994, Collor foi julgado com mais oito pessoas (entre os quais PC Farias, seu então tesoureiro) pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, supressão de documentos e falsidade ideológica.

O primeiro, contra Getúlio Vargas, foi rejeitado pelo Plenário da, então, Câmara Federal. Já o seguinte, contra Fernando Collor, resultou em sua inelegibilidade e privação dos direitos políticos por oito anos. E o último, contra Dilma Rousseff, resultou em sua cassação sem perda de direitos políticos.

Milhares de jovens tomaram as ruas das capitais vestindo roupas negras, e com o rosto pintado na mesma cor, em sinal de luto contra a corrupção. Logo a imprensa noticiou o movimento dos "caras-pintadas", numa referência a uma insurreição militar homônima. O domingo ficou conhecido como "domingo negro". Fora Collor!!!

O Plano Brasil Novo, popularmente chamado de Plano Collor foi o conjunto de reformas econômicas e planos criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992) para estabilização da inflação.

O confisco da poupança aconteceu quando o então presidente, Fernando Collor de Mello, decretou, em 16 de março de 1990, o congelamento de todas as contas bancárias do país. Com isso, o governo esperava acabar com a hiperinflação e estabilizar a economia.

Segundo historiadores e economistas, o Plano Collor "roubou" da população, por meio do confisco, mais de R$ 100 bilhões e retirou de circulação mais de 80% do dinheiro do país.

O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Na gestão do presidente Lula observou-se o recorde na produção da indústria automobilística em 2005, o maior crescimento real do salário mínimo e redução do índice de Gini.

O presidente que por mais tempo governou o Brasil foi Vargas, que o fez por 14 anos, 11 meses e 26 dias ou 5 474 dias seguidos e, posteriormente, mais 3 anos, 6 meses e 23 dias ou 1 301 dias seguidos, totalizando 18 anos, 6 meses e 19 dias ou 6 775 dias como líder do poder executivo.

Em 28 de abril, os autores do pedido de impeachment foram ouvidos pela comissão: Miguel Reale Júnior disse que Dilma falhou ao provocar o descontrole das contas públicas, com as operações de crédito nos bancos estatais.

Lula e Alckmin tomaram posse como 39.º presidente do Brasil e 26.º vice-presidente do Brasil, respectivamente, no dia 1º de janeiro de 2023, em cerimônia realizada no Congresso Nacional em Brasília, dando início ao segundo governo Lula (ou seu terceiro mandato).

Bolsonaro, Figueiredo e Floriano: os presidentes que não passaram a faixa. Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Jair Bolsonaro viajou na noite de sexta-feira (30) para Orlando, nos Estados Unidos, e não vai participar da posse do seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

O novo plano ajudou a controlar a inflação somente durante o primeiro mês e voltou a subir. Ao final do ano de 1991, o índice chegou a cerca de 472%. No entanto, houve aumento do desemprego, queda no Produto Interno Bruto (PIB) e a população pediu pelo impeachment de Collor. Ele renunciou ao cargo em 1992.

Impactos do Plano Collor
Algumas das consequências do governo Collor foram a desvalorização da indústria nacional que resultou na venda de estatais pelo preço abaixo do valor de mercado e a falência de investidores.

Plano Collor: os 30 anos do confisco da poupança.

Fernando Henrique ocupava até então o cargo de Ministro das Relações Exteriores. Para elaborar um plano de combate à inflação, o novo ministro reuniu um grupo de economistas no qual se destacam Persio Arida, André Lara Resende, Chico Lopes, Gustavo Franco, Pedro Malan, Edmar Bacha e Winston Fritsch.

De 1990 a 1993: Cruzeiro
A moeda foi ressuscitada durante o Plano Collor, em uma época que a inflação já chegava na casa dos 2.000%.

O governo pode tomar dinheiro do banco? Não, o governo não pode tomar dinheiro do banco. Em 2001, foi aprovada a Emenda Constitucional nº 32, que proíbe o confisco da poupança ou qualquer outro ativo financeiro dos brasileiros em seu artigo 62.

O Plano Collor confiscou também CDBs, fundos de renda fixa, dinheiro em conta corrente e no overnight. Só as ações escaparam. As consequências dessas medidas drásticas para conter a inflação foram as piores possíveis.

Se você sofreu com as perdas decorridas dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor I (1990), apesar do tempo decorrido, ainda é possível recuperar o dinheiro através da Justiça - apesar de demandar muito tempo e paciência.

Por que Collor confiscou a poupança? No dia 16 de março de 1990, o então presidente da república Fernando Collor anunciou uma série de medidas econômicas batizadas de “Brasil Novo” ou popularmente como “Plano Collor”. O pacote estabelecia uma série de iniciativas para estabilização econômica e controle da inflação.

Se existe um evento que ficou marcado para sempre na memória coletiva dos brasileiros foi o confisco da poupança feito pelo então presidente Fernando Collor.