O que fica armazenado no inconsciente?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O inconsciente, segundo a Teoria Psicanalítica da Personalidade, desenvolvida pelo médico e psiquiatra alemão Sigmund Freud no final do século 19, é um “reservatório” de sentimentos, pensamentos, impulsos e memórias que estão fora da percepção consciente.

Não tenha pudores, não se preocupe com a lógica ou com o sentido, apenas deixe que as ideias invadam sua consciência e as comunique a mim. Essa é a única regra que você deve seguir. Não tem tarefa de casa, não tem exercício, nada disso.

estruturado como uma linguagem”. Assim como a linguagem, o inconsciente seria dotado de uma gramática (regras gerais) e uma sintaxe (regras específicas); isto quer dizer que o inconsciente segundo Lacan, é um lugar de fala, de comunicação.

Para esclarecer isso, confira sete modos de como acessar o inconsciente.

  1. Associação livre.
  2. Interpretando sonhos. Desejos. Medos.
  3. Analisando o significado das palavras.
  4. Observando hábitos recorrentes.
  5. Chistes. Condensação. Deslocamento. ...
  6. Lapsos.
  7. Analisando a cultura.
  8. Considerações finais sobre como acessar o inconsciente.

"A pressão sanguínea cai, devido à baixa velocidade do ritmo cardíaco, e a pessoa perde a consciência." A pessoa cai no chão pois "não tem controle muscular, o seu coração e o cérebro ficam no mesmo nível, fazendo com que seja possível a recuperação do sistema".

Mal formulada porque o inconsciente, como a consciência, não fica em um determinado lugar do cérebro. É resultante da função do cérebro no seu conjunto, organizado pela linguagem.

O inconsciente pode ser modificado; isso já está demonstrado cientificamente, poiso cérebro é um órgão em constante mudança. No entanto, essas modificações devem ser voluntárias, e não há nada nem ninguém que possa nos ajudar com essa tarefa.

O inconsciente é um processo que acontece automaticamente e que você não consegue acessar. Já o subconsciente, faz parte da nossa consciência, mas que não está ativamente na nossa percepção focal.

Pelas estimativas dos especialistas, a consciência ocupa no máximo 5% do cérebro. Todo o resto, 95%, é o reino do inconsciente.

Os sonhos são atividade mental e pensamento durante o sono. A teoria freudiana do sonho indica que os sonhos são formados por restos diurnos, ou seja, fragmentos de memórias vividas durante o dia, combinados a desejos reprimidos, recalcados e, por isso, inconscientes.

Ela designa o conjunto dos processos mentais que não são conscientemente pensados, e até mesmo o estado mental de indivíduos privados da consciência (como por exemplo o de sujeitos desacordados).

O inconsciente não é algo aleatório sem qualquer explicação. Mas são impulsos liberados assim como o nome já diz inconscientemente. Defendendo também que há maneiras de reconhecer essas atitudes, que muitas vezes são tomadas repetidamente, que levam ao mesmo lugar, ou que são feitas com o parecer de ser por impulso.

O inconsciente como linguagem abarca a estrutura no âmbito do discurso, inclusive como parte em falta (Lacan, 2001a). Os lapsos, os atos falhos, as hesitações, para não evocar somente os sintomas psíquicos, situam o inconsciente na superfície da fala a partir daquilo que escapa ao controle da consciência.

De acordo com Freud, as manifestações ou formações do inconsciente são: os atos falhos, os chistes, os sintomas e os sonhos.

Veja como é simples desbloquear o subconsciente:

  1. Pegue uma folha e escreva o que você deseja melhorar ou eliminar;
  2. Se concentre, projete sua mente para o futuro e veja seu desejo concretizado;
  3. Rasgue o papel, esqueça o que pensou e durma.

O comportamento inconsciente está associado a atos adotados, sem que se tenha domínio ou conhecimento dele. Por vezes, pode estar conectado a traumas. Ele proporciona o equilíbrio necessário para o indivíduo, já que esses traumas inconscientes, muitas vezes, se tornam mecanismos psicológicos de defesa.

Segundo o médico, acredita-se que o cérebro em estado de coma não tenha atividade no córtex cerebral, que é a parte relacionada à consciência. “Então, o paciente não tem percepção do meio ambiente, não tem nível de consciência, não sente dor, não tem percepção sobre si mesmo.

O cérebro é um órgão do corpo, é físico, e o seu principal trabalho é, aliás, mexer o corpo, conforme o que pensamos e sentimos; conforme o que inconsciente ou conscientemente se vai passando.

O inconsciente é o objeto de estudo da psicanálise e, para as linhas dinâmicas, ele é o responsável pela organização do psiquismo humano, é a base de toda a vida psíquica. Para as abordagens psicodinâmicas, os fenômenos conscientes são apenas uma manifestação do inconsciente.

Ok, e como se dá reset na mente? É simples: focalize a atenção na respiração. Concentre-se nos movimentos e sensações do ar entrando e saindo pelas narinas, ou inflando e desinflando o tórax, como se respirar dependesse de sua vontade. Respire normalmente, sem forçar.

O desejo inconsciente se manifesta inquietantemente no dito do próprio sonhador, sem que este disso se dê conta. O sujeito fala mais do que supõe, exprimindo algo da verdade de seu desejo independentemente de suas intenções lingüísticas racionais.