O que fica calado se passa por sábio?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.

"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."

Provérbios 12:16 Quando o tolo é ofendido, logo todos ficam sabendo, mas quem é prudente faz de conta que não foi insultado.

“O silêncio de Deus” é uma leitura para fazer entender que Deus ainda está no controle da história, mas nem sempre dá evidências audíveis de Sua presença.

Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.

O silêncio é a melhor solução na conquista do nosso domínio próprio. Na Bíblia, vemos o seguinte em Eclesiástico 5,14: “Se tiveres inteligência, responde a outrem, senão, põe a mão sobre a tua boca, para que não sejas surpreendido a dizer uma palavra indiscreta, e venhas a te envergonhar dela.”

Provérbios 17:28 NTLH
Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.

Provérbios 17:28 NBV-P
Até o tolo passa por sábio se ficar calado, e, se controlar suas palavras, parecerá uma pessoa com discernimento.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.

Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.

Quando o tolo começa uma discussão, o que ele está pedindo é uma surra.

Tolo é um adjetivo que se refere àquele indivíduo que diz ou faz tolice, ou seja, que pratica asneira, que não tem inteligência ou juízo. O adjetivo “tolo” é usado também para expressar que algo ou alguém não apresenta nexo, que é ridículo, infundado, disparatado, que não tem razão de ser.

Ela diz respeito à ação interior, desinteressada, que não visa reconhecimento, gratidão ou sequer ser notada. Aqui o silêncio não é mutismo, mas um estado interno em que a consciência penetra uma essência impalpável, inacessível aos pensamentos.

Até o tolo, quando se cala, é tido por sábio” (Provérbios 17:28). O Filósofo e Matemático francês Blaise Pascal tinha razão quando disse: “A maior parte dos problemas do homem decorre de sua incapacidade de ficar calado”. Sobre isso, o texto sagrado também apresenta lições preciosas.

O silêncio como restaurador da autoconsciência
Geralmente, quando estamos quietos e sem ouvir nada específico, observamos o nosso modo de agir e tudo o que nos rodeia. Sem barulhos externos, podemos ter um momento de análise de ações, no qual avaliamos tudo o que deve ou não ser feito.

O silêncio pode levar a sentimentos de rejeição, abandono e isolamento, o que pode levar à depressão e ansiedade. Se você está enfrentando o tratamento do silêncio em um relacionamento, é importante agir de maneira assertiva para lidar com a situação.

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.