O que foi a questão balcânica?
A Guerra dos Bálcãs foi um conflito entre os anos de 1912 e 1913, que ocorreu na região da península balcânica. De fato, foi a disputa entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia e Bulgária pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano.
O que estava acontecendo no Bálcãs em 1914?
A Primeira Guerra Mundial foi desencadeada em 1914 pelo assassinato em Sarajevo (a capital da Bósnia e Herzegovina) do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro.
Por que o conflito se originou nos Bálcãs?
A Guerra dos Balcãs
Entre 1912 e 1913, acontece a chamada “Guerra dos Balcãs”, que envolveu várias nações e províncias do leste europeu. Sérvia, Montenegro, Grécia e Bulgária uniram-se contra a Turquia, com o objetivo de expulsar os turcos otomanos da região, que dominavam a Macedônia, que pertenceria à Sérvia.
Quem são os Bálcãs?
Povos eslavos nos Bálcãs
Durante a Alta Idade Média, tribos eslavas, vindas da Europa Central, passaram a ocupar os Bálcãs. Essas tribos eram, principalmente, sérvios, croatas e eslovenos; e, a partir do século 7, já ocupavam territórios mais ou menos definidos e organizavam seus próprios governos.
Quais os povos que invadiram a Península Balcânica?
Entre 2000 a.C. e 1200 a.C., eólios e jônios atingiram a Península Balcânica estabelecendo diversos pontos de ocupação humana.
Quais as consequências da guerra dos Balcãs?
O desfecho principal foi a criação da Iugoslávia — país que passou a englobar os territórios sérvio, croata e esloveno, seguindo em parte a ideia da Grande Sérvia. (Veja abaixo o mapa da Europa antes e depois da Primeira Guerra.)
Onde ocorreu a Guerra dos Balcãs?
- Bálcãs
- Ilhas Egeias
- Vilaiete de Kosovo
- Scutari vilayet
Quando acabou a guerra dos Balcãs?
8 de outubro de 1912 – 10 de agosto de 1913
Quem dominava os Bálcãs?
No início do século 19, a Península Balcânica estava dividida entre o Império Turco-Otomano - que controlava a Sérvia, a Macedônia, o Kosovo e o Montenegro (ou seja, o sul e o leste) - e o Império Austro-Húngaro, que dominava a Eslovênia, a Croácia, a Bósnia-Herzegovina e a Voivodina (ou seja, o norte e o oeste).
Qual a origem do nome Bálcãs?
O nome é de origem turca, “Balcã” significa montanha. O nome se deu devido às muitas montanhas que envolvem toda a região.
Qual foi a consequência do conflito dos Bálcãs para Iugoslávia?
Com o acordo, a guerra cessou-se e a Bósnia-Herzegovina foi dividida em duas repúblicas autônomas: uma para os sérvios étnicos e outra para os croatas e bosníacos.
Como foi a guerra dos Balcãs?
Entre 1912 e 1913, acontece a chamada “Guerra dos Balcãs”, que envolveu várias nações e províncias do leste europeu. Sérvia, Montenegro, Grécia e Bulgária uniram-se contra a Turquia, com o objetivo de expulsar os turcos otomanos da região, que dominavam a Macedônia, que pertenceria à Sérvia.
Qual foi o estopim da guerra?
O estopim da Primeira Guerra Mundial aconteceu em 28 de junho de 1914, quando o arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, e sua esposa, Sophie, foram assassinados enquanto desfilavam pelas ruas da cidade de Sarajevo, na Bósnia.
Onde ficam os Balcãs?
Europa
Os Balcãs ficam localizados no sudeste da Europa e são formados por muito países, entre eles Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Moldávia, Romênia, Bulgária, Albânia, Grécia e a parte europeia da Turquia.
Qual foi o país que invadiu a região de Balcãs na Segunda Guerra Mundial?
A Campanha do Balcãs da Segunda Guerra Mundial começou com a invasão italiana da Grécia em 28 de outubro de 1940.
O que motivou os gregos a fundar colônias fora da Península Balcânica?
A colonização podia ser motivada por desova populacional, busca de metais preciosos ou escravos.