O que foi o american way of life explique?

Perguntado por: amagalhaes7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

American way of life ou "estilo de vida americano" foi um modelo de comportamento surgido nos Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial. Este modo de viver passava pelo consumismo, a padronização social e a crença nos valores democráticos liberais.

O American Way of Life está relacionado à obsolescência programada, ou seja, a fazer produtos com duração reduzida, de maneira a aumentar o consumo, ou mesmo produzir alguns que, com o tempo, mesmo funcionando, passem a ser visto como antigos e superados, estimulando o desejo por novas compras.

Essa expressão se origina no século XX como forma designar especificidade do modo de vida norte-americano, o qual se vincularia sobremaneira à grande conforto material, a partir do consumo em massa de automóveis e eletrodomésticos a partir da década de 1920.

American Way of Life: Consequências
O consumismo e a noção de que dinheiro compra felicidade esbarram na queda da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. A Crise de 1929, como ficou conhecida, gerou um período de recessão para os EUA, ao lado de uma grave crise econômica que afetou todo o mundo.

O american way of life, ou “estilo de vida americano”, foi um padrão de vida que estabeleceu-se nos Estados Unidos antes da quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e a posterior crise de 1929.

O modelo American Way of Life (estilo de vida americano) surgiu no início do século XX, portanto ele nasceu em um momento de grande prosperidade econômica estadunidense. Dessa maneira, ele se beneficiava da elevada capacidade produtiva do setor industrial, o que intensificou a sociedade de consumo.

Resposta verificada por especialistas. a)A relação entre a imagem e o “american way of life” é que ela mostra os produtos que eram os grandes desejos de consumo, o que era estimulado pelo mercado e que simbolizava a felicidade baseada no estilo de vida que era adotado pelos norte-americanos dos Estados Unidos.

Resposta: O desenvolvimento industrial nos Estados Unidos desempenhou um papel fundamental na mudança do "modo de viver" dos norte-americanos. Com a industrialização, houve um aumento significativo na produção de bens de consumo em massa, que eram acessíveis a uma ampla gama de consumidores.

O American Way Of Life no Brasil
O American Way Of Life passa a ser exportado, tal como o comércio externo de produtos. Os bens de consumo, que estavam ao alcance apenas de uma pequena parcela de um país pobre como o Brasil, incentivaram as aberturas de crédito.

No período da Guerra Fria, os Estados Unidos se consolidaram como potência econômica e cultural, disseminando para o mundo o American way of life.

Com o poder de distribuição dos EUA, os filmes vão levando esse modelo de vida para outros países. Assim, o norte-americano tem uma imagem do seu país sendo retroalimentada por esses produtos, e esses mesmos produtos vão construindo essa mesma imagem (ou a imagem idealizada) fora de suas fronteiras.

Will Herberg

Um livro de Will Herberg, publicado em 1955, identificou politicamente o American Way of Life, como sendo "composto quase que igualmente de democracia e livre iniciativa" - a "religião comum" da sociedade americana. Para ele, o modo de vida americano é individualista, dinâmico, pragmático.

24 de outubro de 1929

Crash da Bolsa de Nova York
Com tanta especulação, as ações começam a se desvalorizar, o que gerou o "crash" ou o "crack" da Bolsa de Nova York, no dia 24 de outubro de 1929. Este dia seria conhecido como a "Quinta-feira Negra". O resultado óbvio foi o desemprego (generalizado) ou a redução salarial.

As principais causas da Crise de 1929 foram:

  • manutenção do ritmo acelerado da produção norte-americana, desprezando a dinâmica do consumo;
  • concessão de crédito sem nenhuma garantia de retorno do dinheiro emprestado;
  • especulação financeira;
  • falsa sensação de prosperidade, que camuflava a real situação financeira do país.

A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café.

Por isso, o Estilo de Vida Americano está bastante ligado com o consumismo, padrão social e o liberalismo democrático. Nesse sentido, muitos cidadãos americanos acabaram comprando compulsivamente, adquirindo produtos que, muitas vezes, eram desnecessários.

A sociedade de consumo é notavelmente calcada no crescimento do consumismo na sociedade para manter a circulação de capitais e garantir a geração de lucro.

A pessoa com comportamento consumista costuma ter muitos problemas financeiros. Em determinado momento ela começa a gastar mais do que ganha e transforma a vida financeira em um caos. Nesse caso, é impossível economizar, guardar dinheiro e alcançar objetivos que não sejam comprar.

O consumismo teve origem a partir da revolução industrial. Após os processos de produção e circulação de um determinado produto ter sido agilizado, a população passou a consumir muito mais do que consumia antes.