O que gasta mais combustível andar rápido ou devagar?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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A resposta é muito simples: o que consome mais gasolina é estar dirigindo de forma rápida e a resposta tem a ver com a física. Quanto mais velocidade o carro tem, maior a resistência que ele enfrenta, dessa forma, o motor precisa trabalhar ainda mais para continuar funcionando.

A rigor, quanto menor a marcha, maior será o consumo de combustível. Andar em só em “primeira e segunda” no trânsito pesado gasta muito mais do que rodar na estrada. Em ciclo urbano, antecipe trocas de marcha e rode com a relação mais alta dentro do possível.

Não acelere nem freie de forma brusca
Em aceleradas e freadas bruscas, o motor consome mais gasolina ou etanol - sim, mesmo nas freadas. Acelerar demais ao sair de um semáforo, sendo que a probabilidade de necessitar parar no seguinte é grande, também é desnecessário.

No consumo urbano com gasolina, não tem para ninguém. O Kwid é o carro mais econômicos do Brasil em 2021, graças a uma média de quase 15 km/l na cidade da versão Life.

De acordo com o engenheiro Ricardo Takeo, da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), manter velocidade constante entre 40 e 70 km/h já ajuda na economia. Ele explica que, para poupar combustível de verdade, o ideal é estar dentro desse limite usando a quinta marcha e em terreno plano.

De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.

O consumo médio de um automóvel parado em marcha lenta é de 2 litros por hora. Se o motorista tem o hábito de deixar o carro “esquentando” antes de começar a dirigir ou costuma esperar embarques, desembarques e carregamentos sem desligar o motor, isso pode gerar um desperdício de mais de 800 litros por ano.

As velas e o filtro de combustível também devem estar em dia. Ar condicionado: o uso de ar-condicionado faz o veículo beber mais. Por outro lado, andar com vidros abertos, além de não ser sempre seguro, compromete a aerodinâmica, o que também consome mais combustível.

Falando nisso, anote essa dica também: o recomendável é rodar com o motor entre 1.500 e 2.000 rpm na cidade. Enquanto isso, ao descer a ladeira, deixe sempre o carro engrenado e nunca livre, ou seja, não desça na banguela.

Normalmente, quanto mais baixa for a rotação do motor, menos combustível ele vai consumir. Uma das situações ideias acontece quando o veículo está em quinta marcha e em velocidade constante.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (ou entre 20/30, dependendo do modelo do seu painel). Se ele estiver abaixo de 2, você pode reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, aumentar.

Mas e se o consumo for diferente, quantos km faz 1 litro de gasolina? Para isso, basta fazer o cálculo como mostramos acima. Com 600 km rodados, por exemplo, e 50 litros abastecidos, o cálculo seria: 600 km ÷ 60 litros = 10 km/l. Ou seja, o veículo roda em 10 quilômetros um litro de gasolina.

A 80 km/h, foram consumidos 8,26 litros de gasolina, o equivalente a R$ 31,48. Se a velocidade for aumentada para 120 km/h, a conta sobe para R$ 67,34. O gasto adicional de R$ 35,84, porém, traz como vantagem uma redução de 50 minutos no tempo de uma viagem de 200 km.

O veículo a diesel é mais econômico no uso de combustível pois o preço do diesel é bem menor do que a gasolina e o rendimento é superior.

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.