O que gasta mais energia geladeira cheia ou vazia?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

A geladeira vazia não gasta mais energia do que quando ela está cheia. Se você vai viajar por um curto período, como em um feriado, não é necessário desligá-la. Caso vá ficar muito tempo fora de casa, tire os alimentos, limpe a geladeira e deixe-a aberta para evitar maus odores e mofo.

A temperatura ideal é de 2 a 4 graus para o compartimento de alimentos frescos e -15 graus para o congelador.

A geladeira precisa ficar ligada todo o tempo, durante 24 horas por dia. É importante saber que desligar o aparelho durante a noite e religar pela manhã não ajuda a economizar energia.

Precisa de ajuda para reduzir a sua conta de luz? O tipo, a marca e o tamanho da televisão são fatores que influenciam na determinação do seu consumo energético, assim como ocorre com a geladeira e o ar-condicionado. Normalmente, quanto maior é a televisão, mais energia ela gasta.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é difícil descobrir quanto a geladeira gasta de energia. A dica é simples: basta desligar todos os aparelhos da casa, exceto a geladeira, e anotar qual o valor marcado no medidor de energia. Após algumas horas, volte ao medidor e confira o quanto esse registra.

Eduardo Carvalhaes Nobre, do programa Energia Inteligente da Cemig, explica que o gasto é maior porque a frost-free precisa fazer as vezes de geladeira, freezer e degelar.

Já no Brasil, o maior consumo de energia acontece no verão. E o motivo é um só: o ar condicionado, usado durante a temporada de calor pelas famílias.

Se você analisar qual geladeira consome menos energia entre todos os modelos do mercado, certamente vai descobrir que as opções que não têm degelo Frost Free são as mais econômicas. Isso acontece porque o tipo de funcionamento do modelo mais popular naturalmente gasta mais.

Entre os modelos com frost free, ela ocupa o primeiro lugar em relação ao custo. O refrigerador, que é encontrado por volta de R$ 1.300, consome apenas 31,6 KW/mês.

No entanto, a temperatura ideal do refrigerador é, na verdade, mais baixa: tente ficar entre ou 1,7 a 3,3 °C. Essa faixa de temperatura é o mais próximo que você pode chegar do ponto de congelamento sem estar tão frio que sua comida vai congelar.

Chuveiro elétrico

Chuveiro elétrico
Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.

Afinal, qual o melhor horário para economizar energia? O melhor horário para economizar energia é evitar o consumo durante o horário de ponta ou pico que, geralmente, vai de 18h a 21h. Essa faixa pode variar de estado para estado e até de cidade, de acordo com as definições da distribuidora responsável pela região.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Veja agora quais são os maiores vilões da energia elétrica

  • Chuveiro elétrico. O chuveiro elétrico sempre aparece na lista dos principais vilões de energia elétrica. ...
  • Geladeira. Nem sempre a geladeira é lembrada pelos leigos como uma vilã do consumo de energia elétrica. ...
  • Ferro de passar roupa. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Máquina de lavar.

A verdade é que o carregador sempre vai consumir energia mesmo sem uso, ou seja, ainda que não esteja conectado ao aparelho, a fonte puxa alimentação, mas não há motivos para se preocupar. Na prática, é um consumo de stand by bem pequeno.

Fora essas vantagens, o notebook é um dos aparelhos eletrônicos que menos consomem energia em uma residência, girando em torno de 0,09 kW por hora, o que equivale a R$ 0,07 na conta de luz.