O que identifica as camadas eletrônicas?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

É possível identificar a camada eletrônica por meio da Distribuição Eletrônica, utilizando o Diagrama de Linus Pauling, ou então por meio da Tabela Periódica, identificando o período e a família de cada elemento químico.

A camada de valência será o último nível energético ocupado. Por exemplo, o elemento oxigênio ocupa o segundo período na Tabela Periódica, logo, sua camada de valência está no segundo nível (camada L).

Distribuição eletrônica ou configuração eletrônica corresponde ao modo como os elétrons estão organizados ao redor do núcleo do átomo, ocupando as sete camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P e Q) e relacionando-se com as linhas horizontais da tabela periódica (1 a 7).

É possível identificar a camada eletrônica por meio da Distribuição Eletrônica, utilizando o Diagrama de Linus Pauling, ou então por meio da Tabela Periódica, identificando o período e a família de cada elemento químico.

A distribuição eletrônica refere-se ao modo como os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.

O oxigênio está no segundo período porque ele possui duas camadas eletrônicas (K e L); o ferro está no quarto período porque ele possui quatro camadas eletrônicas (K, L, M e N), e o iodo está no quinto período da Tabela Periódica porque ele possui cinco camadas eletrônicas (K, L, M, N e O).

Para realizar uma distribuição eletrônica em camadas, é necessário:

  1. Conhecer o número atômico do átomo que será trabalhado, pois esse número indica o número de elétrons;
  2. Respeitar o limite de elétrons de cada camada, como foi descrito acima.
  3. Seguir minuciosamente cada uma das regras propostas abaixo:

A distribuição eletrônica pode ser realizada no Diagrama de Pauling, em que os elétrons são distribuídos nos subníveis seguindo a ordem crescente de energia. A distribuição eletrônica refere-se ao modo em que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.

O que são Cátions e ânions:
Quando esse átomo aceita ou transfere elétrons, ele passa a ser chamado de íon que, por sua vez, pode ser: Cátion: átomo que perdeu (ou cedeu) elétrons e, portanto, está carregado positivamente. Ânion: átomo que ganhou (ou aceitou) elétrons e, portanto, está carregado negativamente.

Podemos localizar a camada de valência a partir da posição de dado elemento na tabela. Essa informação corresponde aos períodos, que são as linhas horizontais do quadro. São sete no total, e correspondem às sete camadas que podem estar presentes em um elétron, representadas pelas letras do alfabeto entre K e Q.

Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).

Cada elétron, num átomo, é descrito por quatro números quânticos diferentes, três dos quais (n, l e ml) especificam a função de onda do elétron (que são obtidas da resolução da equação de Schrödinger). As funções de onda de um elétron num átomo é chamado de orbital atômico.

Linus Pauling descobriu que a energia dos subníveis cresce na ordem: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d… Ordem geométrica é a ordenação crescente de níveis energéticos, ou seja, pelas camadas.

A Regra do Octeto ou Teoria do Octeto estabelece que os átomos devem possuir oito elétrons em sua camada de valência de modo a adquirir estabilidade química. Entenda camada de valência como sendo a última camada eletrônica de um átomo.

Enquanto as camadas e os orbitais eletrônicos estão estreitamente relacionados, os orbitais fornecem uma imagem mais precisa da configuração eletrônica de um átomo. Isto porque os orbitais realmente especificam a forma e a posição das regiões espaciais ocupadas pelos elétrons.

Existem no máximo quatro subníveis, que são: s, p, d, f.

Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.

O maior nível energético é o 2º, também chamado de camada L, e essa é a camada de valência do nitrogênio. Além disso, o último elétron está no subnível 2p — esse é o subnível mais energético desse elemento.

Caso você queira descobrir o número de elétrons de valência, basta observar o número de elétrons que tem na camada mais externa, no nível de energia mais externo. Para o sódio, por exemplo, ele tem o primeiro e o segundo nível de energia completo, e o terceiro nível seria o mais externo.