O que impede de evoluir na academia?

Perguntado por: uvasques8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Hipertrofia: 10 motivos para você não estar crescendo

  1. Você pode estar sabotando seus resultados com uma dieta ruim. ...
  2. Falta de progressão de cargas. ...
  3. Descanso inadequado. ...
  4. Objetivo indefinido. ...
  5. Falta de variedade. ...
  6. Você não está medindo seu progresso. ...
  7. Você não sai da sua zona de conforto. ...
  8. Seu treino é muito longo.

panturrilhas

As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver.

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme.

Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo. Além desse sinal, é muito comum ouvir o relato de um maior inchaço na musculatura durante os treinos.

Se você quer alcançar a hipertrofia muscular, precisa se dedicar aos seus treinos de musculação, se exercitando 2 a 6 vezes na semana. Caso você treine menos do que isso, as adaptações voltam à estaca zero. Portanto, se você mantiver uma regularidade para se exercitar, mais rápido verá os resultados.

A alimentação e os treinos andam lado a lado no processo de ganho de massa muscular. Assim, para você não sofrer mais ao pensar “treino e não vejo resultado”, é primordial que haja um consumo adequado de calorias e dos nutrientes necessários para alcançar o objetivo final.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Aqueles que buscam a hipertrofia, ou seja, o aumento do volume dos músculos, irão sentir mais essa dor muscular após a atividade física.

A parte do corpo mais fácil de definir é a barriga. A barriga é a parte do corpo onde a maioria das pessoas armazena a gordura. Por isso, é comum que as pessoas queiram reduzir a gordura da barriga para ficarem com o corpo mais definido.

Os músculos mais rápidos são os levantadores das pálpebras, pois podem contrair-se até cinco vezes por segundo.

A região anterior de coxa costuma ser a que mais se destaca em um físico, pois é onde concentra a maior quantidade de músculos. E por este motivo, é a região onde mais temos opções de exercícios para se fazer em casa, como o clássico agachamento, o afundo, o avanço, e entre outros.

6º mês – Os músculos aumentam de tamanho. A hipertrofia é uma parte do processo de fortalecimento muscular que acontece no corpo. Este processo não só aumenta o tamanho do músculo, mas também a sua força e capacidade de suportar cargas maiores, além de proteger contra a dor e os danos causados pelo treino anterior.

Fase 3 e 4 (3º mês): Já nesta fase, o metabolismo começa a acelerar e as endorfinas são liberada em doses maiores no organismo. Por isso, surgem os primeiros ganhos de força e hipertrofia. Também é possível sentir a queima de gordura de maneira mais acentuada.

O mínimo aceitável para ter bons resultados com treinos de força é de pelo menos 3 vezes na semana, com duração média de 20 a 60 minutos. E o descanso de 48 horas para o grupo muscular exercitado é muito importante para ajudar na recuperação muscular e desenvolver o músculo”, esclarece a treinadora Lira Bueno.

Além disso, pesquisas sugerem que é durante o sono REM que o corpo é capaz de restaurar órgãos, ossos e tecidos; reabastecer as células do sistema imunológico; e circular o hormônio do crescimento humano. Portanto, ele tem um efeito profundo no crescimento muscular e no bem-estar físico.

Não necessariamente. “Sentir ou não dor depois do treino não significa mais ou menos resultados. Apenas o nível de intensidade e volume empregado naquele dia de treinamento”, diz a educadora física Amanda Galindo, do SmartFit Coach.

Geralmente, leva algum tempo para definir e ganhar massa magra, mesmo se exercitando regularmente e adotando uma dieta equilibrada. A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro. Contudo, esse tempo varia de acordo com o seu biotipo, a sua carga genética e se você está ou não com sobrepeso.

Ele afirma que a média de ganho de massa muscular de forma natural para homens é de 0,5 a 1 kg por mês. Para as mulheres, a média é de 0,5 kg.

Ganhar 5 kg de massa muscular em um mês é um objetivo desafiador que requer um planejamento cuidadoso, dedicação e disciplina. É importante lembrar que o ganho de massa muscular é um processo gradual e que resultados tão expressivos em um curto período de tempo podem não ser realistas para a maioria das pessoas.

Continuar lendo O que impede de evoluir?