O que Jesus foi fazer em Jericó?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Segundo relatos dos Novo Testamento, Jesus estava visitando a cidade quando um rico cobrador de impostos subiu numa figueira para vê-lo passar, pois havia uma multidão o acompanhando. Ao avistá-lo, Jesus o chamou e disse que iria ficar em sua casa.

A cidade jaz num vale, muitos metros abaixo do nível do Mediterrâneo, o que explica a expressão de Lucas (19:28) de que depois de haver Jesus proferido a Parábola das Minas, ao sair de Jericó, “caminhando adiante, subindo para Jerusalém”.

Segundo o Antigo Testamento da Bíblia, Jericó, na antiga Cannaã, era uma cidade habitada por população de costumes, cultura e religião diferentes do povo de Moisés. Mas o povo de Deus, na época, acreditava que ela era a Terra Prometida, por ser uma espécie de oásis no meio do deserto.

Outras vezes são simplesmente muralhas, como as que enfrentaria o povo de Israel, em Jericó, cujos habitantes eram pagãos e devassos. Deus não queria que os israelenses se contaminassem. A saída seria derrubar todas as muralhas, porque o Senhor quer o melhor para seu povo.

Jericó é uma antiga cidade bíblica, situada na Palestina, às margens do rio Jordão. O nome Jericó significa "perfumado" e deriva da palavra cananeia, que tem o mesmo significado.

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

Apesar de Jericó ser comandada por um rei, a Bíblia não menciona o seu nome. Seguindo as instruções dadas por Deus, Josué marchou com os seus guerreiros ao redor da cidade uma vez por dia durante seis dias seguidos (Josué 6:3-5). No sétimo dia a cidade foi rodeada sete vezes (Josué 6:14-15).

Raabe foi uma mulher importante na conquista de Jericó. Sua história está relatada na bíblia, ainda no velho testamento, no livro de Josué. Foi o próprio Deus que orientou Moisés, antes de sua morte, nas instruções ao povo e na escolha de Josué como seu sucessor para liderar a posse da terra.

Jericó estava fechada.
O motivo era por causa dos filhos de Israel e como resultado, ninguém saía nem entrava. Segundo o Comentário Bíblico Beacon, Jericó "operava na base de que se os portões fossem cuidadosamente guardados, Israel seria incapaz de entrar na cidade. Cerrada tem o sentido de “fechada”.

Após dar sete voltas ao redor da invencível fortaleza, o líder Josué ordenou que os sacerdotes tocassem as trombetas e que o povo bradasse em alta voz, o que resultou na queda das muralhas. O momento mais esperado pelos espectadores de A Terra Prometida finalmente chegou e as muralhas de Jericó vieram ao chão.

Uma janela sobre o mundo bíblico
Josué deu, durante 6 dias, 1 volta ao dia em redor de Jericó.

É considerada, tradicionalmente, como a cidade mais antiga da Terra. Acredita-se que o homem ali se instalou entre os milênios 10 e 7 a.c. O homem descia, diz a parábola. Figurativamente, equivale a dizer que, na sua intimidade, abandonou a condição de ligação íntima com Deus na busca de interesses puramente materiais.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

Citada tanto no Velho quanto no Novo Testamento, a cidade foi destruída e abandonada várias vezes e estudos recentes mostram que ela pode ter mais de 10 000 anos. O sítio arqueológico onde ficava a antiga Jericó está a meio quilômetro da moderna e tem apenas poucas ruínas desabitadas.