O que leva a pessoa ter fibromialgia?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo.

Bebidas açucaradas, como refrigerantes, milk-shakes, sucos de caixinha, entre outros industrializados devem ser evitados. O motivo para isso é que a ingestão de açúcar em excesso representa um alto nível de produção de insulina, dessa forma, o nível de dor também aumenta.

O tratamento da fibromialgia é realizado através do emprego de medicamentos e de outras medidas não medicamentosas. Todo individuo acometido pela fibromialgia obrigatoriamente deve praticar alguma modalidade de atividade física. Em geral o paciente tem a liberdade de escolher aquela na qual se ajusta melhor.

Qual exame de sangue detecta fibromialgia? O diagnóstico da fibromialgia é apenas clínico (avaliação das queixas e histórico do paciente), pois não existe nenhum exame capaz de detectar a doença reumatológica.

Quando questionados onde dói, os pacientes com fibromialgia respondem: dói tudo. São dores constantes, que pioram ao toque e surgem em vários pontos do corpo, tais como nuca, ombros, lombar, quadris, tornozelos, cotovelos e joelhos.

O portador de fibromialgia (dor crônica que se manifesta principalmente nos tendões e nas articulações) poderá ter a jornada de trabalho reduzida em quatro horas, condicionada à comprovação da prática de atividade física.

Fraqueza, que em alguns casos pode ser o aspecto mais importante da fibromialgia. Pessoas referem cansaço, falta de energia ou fadiga muscular. Pode se tornar difícil subir escadas, ter “força” para ir fazer compras ou mesmo trabalhar. Distúrbios do sono.

Quem tem fibromialgia pode trabalhar? O grande sintoma da fibromialgia é a dor generalizada pelo corpo, então é um pouco difícil para o trabalhador com o diagnóstico da doença conseguir trabalhar normalmente, como se estivesse totalmente saudável.

Uma dieta saudável pode ser uma aliada importante no tratamento da fibromialgia. A escolha de alimentos ricos em vitaminas C, B1, B2, B3 e B6, além do ácido fólico e do magnésio está entre as recomendações médicas.

A dor pode piorar com o estresse, a falta de sono e até o clima. A causa exata da doença ainda não é conhecida, mas muitos gatilhos podem estar envolvidos no desenvolvimento da fibromialgia. Os pesquisadores acreditam que ela é um problema na maneira com que o cérebro interpreta e transmite os sinais de dor.

A doença acomete mais mulheres do que homens entre 30 a 50 anos de idade, embora existam pacientes mais jovens e mais velhos. No Brasil, ela atinge em torno de sete milhões de pessoas. O diagnóstico da fibromialgia é clínico, com o histórico dos pacientes, exames físicos e laboratoriais.

O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã.

O relaxante muscular ciclobenzaprina (Miosan) costuma ser usado no início do tratamento da fibromialgia para relaxar músculos tensos e promover um sono de qualidade.

O principal tratamento da FM é não-medicamentoso, ou seja, os cuidados do paciente consigo mesmo são mais importantes do que as medicações, embora estas também tenham seu papel. O principal tratamento da fibromialgia é o exercício aeróbico, aquele que mexe o corpo todo e acelera os batimentos cardíacos.