O que leva uma pessoa a ser Apatica?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Apatia não é doença, mas sim um conjunto de sinais comportamentais que se originam a partir de alguma condição específica, como um trauma psíquico ou uma doença física. Em geral, a apatia pode ser caracterizada pela falta de motivação, desinteresse social, isolamento, indiferença.

A apatia é passível de tratamento, mas as medidas variam de pessoa para pessoa. Ou seja, em quadros severos, pode exigir o uso de medicamentos para alívio dos sintomas. No entanto, o mais comum é que o tratamento seja feito através da psicoterapia.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

Dicas para lidar com pessoas “sem sentimentos”

  1. Não absorva. Não leve para o lado pessoal quando o indivíduo se comportar de maneira distante ou sem empatia e compaixão. ...
  2. Perdoe. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Por fim, a apatia pode ser um efeito colateral da vivência com patologias graves, como o Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, Doença de Huntington, distimia, entre outros.

Depressão atípica
A depressão atípica é caraterizada por episódios de crises melancólicas, nas quais o indivíduo demonstra muita instabilidade emocional e falta de esperança em relação à vida. Geralmente, há a negação quanto à necessidade de ajuda.

Significado de Apatia – substantivo feminino Condição de quem não se comove, não demonstra sentimentos nem interesses: tratou o assunto com apatia. Falta de motivação, de vigor físico, de entusiasmo; prostração.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

A apatia é a perda da capacidade de se emocionar, uma falta de interesse crônica por tudo e todos. Já a empatia é a conexão profunda com o outro.

A bupropiona (ou cloridrato de bupropiona) é um antidepressivo antigo, desenvolvido pela indústria farmacêutica na década de 80, que atua nos níveis de dois neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) com o objetivo de dar ânimo e motivação ao paciente que apresenta um quadro de depressão.

A professora Barbara sugeriu que o fato de os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina eliminarem parte do prazer dos pacientes pode ser uma consequência de esses indivíduos se tornarem “menos sensíveis às recompensas, que fornecem feedbacks importantes”.

Tratamento a curto prazo

  • Alprazolam (Frontal);
  • Diazepam (Valium);
  • Lorazepam (Lorax);
  • Clonazepam (Rivotril).

Apatia é falta de interesse em atividades da vida ou em interações com outras pessoas. Isso pode afetar a capacidade de manter um emprego, manter relacionamentos e aproveitar a vida. Todo mundo experimenta apatia de tempos em tempos. Às vezes, você pode se sentir desmotivado ou desinteressado nas tarefas diárias.

A falta de prazer pela vida tem um nome: anedonia. A maioria das pessoas em algum momento acabam perdendo o interesse por coisas que costumavam executar. No entanto, a anedonia caracteriza-se pela perda total de satisfação e prazer em realizar atividades que antes eram consideradas agradáveis.

Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. Dessa forma, as causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. Também, o transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, pode fazer com que você se sinta “vazio”.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

Embora seja um sentimento pouco prazeroso, a falta de ânimo é comum. Ele aparece em decorrência da insatisfação crescente em relação a alguma coisa. Pode ser um objetivo profissional, propósito de vida, projeto pessoal, relacionamento, conflitos familiares ou a mesmice do dia a dia.