O que leva uma pessoa a ter fibromialgia?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo.

Quais são os alimentos proibidos para quem tem fibromialgia?

  • Bebidas açucaradas. Bebidas açucaradas, como refrigerantes, milk-shakes, sucos de caixinha, entre outros industrializados devem ser evitados. ...
  • Café ...
  • Carnes processadas. ...
  • Alimentos ultraprocessados. ...
  • Gorduras saturadas. ...
  • Leite.

O que é fibromialgia? Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

Por isso, deve-se ter atenção com a má postura e os movimentos incorretos que provocam estresse nos músculos e articulações, acarretando o aparecimento de pontos dolorosos no músculo. Os locais mais frequentes são os músculos do pescoço, dorso e membros.

A fibromialgia é uma síndrome grave, cuja principal manifestação é a dor musculoesquelética difusa e crônica, muitas vezes incapacitante para os pacientes dela acometidos. Além da dor, sintomas frequentes da fibromialgia são fadiga, insônia, rigidez matinal, formigamento e sensação de inchaço.

O tratamento para a fibromialgia vai além do farmacológico. Existe a psicoterapia e atividades físicas que ajudam no controle da dor. A medicina alternativa também é importante aliada. A acupuntura, prática chinesa que atua nos feixes de dor, oferece grande alívio para os pacientes”, explica a Dra.

O diagnóstico da fibromialgia é apenas clínico (avaliação das queixas e histórico do paciente), pois não existe nenhum exame capaz de detectar a doença reumatológica.

O cérebro de pacientes com fibromialgia
Ainda, já foi visto consistentes reduções no volume de substância cinzenta em regiões envolvidas nas dimensões afetivas e cognitivas da dor, como o córtex cingulado anterior-médio e o córtex pré-frontal medial. Em crianças, tais achados ainda não eram bem estabelecidos.

Isto quer dizer que, apesar de a incapacidade não ser definitiva, o trabalhador não consegue exercer suas atividades habituais. Pelo fato de a fibromialgia deixar as pessoas com muita dor, com a possibilidade de a locomoção ou movimentações físicas serem dificultadas, a incapacidade para o trabalho torna-se comum.

Contudo, a suplementação de vitamina D pode ser vista como um tratamento relativamente seguro e econômico para estes pacientes,” diz Wepner. “Os níveis de vitamina D devem ser monitorados regularmente em pacientes com FM, especialmente no inverno, e suplementado quando necessário.”

Existem alimentos que, quando consumidos diariamente ou em excesso, comprometem a saúde do doente com fibromialgia, podendo mesmo desencadear alguns dos sintomas. Esses alimentos são: Ricos em oxalatos, como espinafres, acelga ou beterraba. Ricos em purinas, como vísceras, carnes vermelhas e mariscos.

O portador de fibromialgia (dor crônica que se manifesta principalmente nos tendões e nas articulações) poderá ter a jornada de trabalho reduzida em quatro horas, condicionada à comprovação da prática de atividade física.

Quais os sintomas da fibromialgia? Os principais sintomas são as dores em várias regiões do corpo, que podem ter intensidade variada, conforme cada um. Mas é comum, por exemplo, a dor ir aumentando a sua intensidade ao longo do dia e conforme a doença evolui.

O relaxante muscular ciclobenzaprina (Miosan) costuma ser usado no início do tratamento da fibromialgia para relaxar músculos tensos e promover um sono de qualidade. Este tipo de medicação também pode ter sucesso na redução da ATM e de outras dores associadas à fibromialgia.

As dores da fibromialgia duram pelo menos três meses e, em geral, não apresentam resposta satisfatória aos tratamentos clássicos com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Por isso, quando a dor for crônica, é importante procurar um especialista para diagnóstico preciso e indicação de tratamento adequado.

Se você sofre com a fibromialgia, saiba que tem direito ao benefício BPC-LOAS, concedido pelo INSS. Essa doença, também conhecida como síndrome de fibromialgia, miofascite fibrosa, fibrosite ou CID-10 M79.