O que mais cai no Enem em inglês?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

Veja o que é mais cobrado na matéria de inglês no Enem e como estudar para pontuar bem!

  • Tempos verbais.
  • Interpretação de textos.
  • Pronomes pessoais e possessivos.
  • Gramática.
  • Atualidades.

Por sua similaridade com o português, parte dos candidatos acredita que mesmo sem um conhecimento mínimo do idioma, o espanhol é mais fácil que o inglês para responder as questões do Enem. Mas, ainda segundo o Inep, em todo o Brasil, a média de acerto em inglês é de 45%, enquanto em espanhol o número cai para 34%.

Ter um bom desempenho na Língua Estrangeira eleva a nota da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias na prova, que conta com 45 questões, sendo cinco delas de Inglês ou Espanhol - ou seja, 11% da prova. O idioma é escolhido no ato da inscrição. Mas por que é importante ir bem nessa prova?

Inglês x Espanhol: qual a melhor opção para escolher para o Enem? Quando o aluno decide fazer o Enem, sabemos que ele tem duas opções. Para quem não tem nenhum conhecimento sobre ambos os idiomas, recomenda-se fazer espanhol.

Confira dez possíveis temas de redação do Enem 2023:
Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Déficit habitacional no Brasil. Obesidade. Evasão escolar no Brasil.

Valor da taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho. Provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro em todo o país. Termina nesta sexta-feira (16) o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 pela página do participante.

6 técnicas para se preparar para prova de proficiência em inglês

  1. Estudar pontos específicos da gramática. ...
  2. Elaborar um plano de estudos. ...
  3. Praticar conversação com outras pessoas. ...
  4. Responder às questões com tempo cronometrado. ...
  5. Fazer revisões do conteúdo antes da prova. ...
  6. Dormir bem na noite anterior.

Junto dela, também vem as 45 questões de linguagens (5 de língua estrangeira e 40 de português) e as 45 questões de ciências humanas. O primeiro dia terá duração de cinco horas e 30 minutos. No segundo dia, 20 de novembro, as 45 questões de matemática e também as 45 questões de ciências da natureza.

5 questões

A prova de inglês do Enem é composta por 5 questões que exigem conhecimentos de gramática, vocabulário e, claro, uma excelente capacidade de interpretação.

O certificado de proficiência em inglês é um exame que comprova a sua fluência no idioma. Existem diferentes opções, sempre oferecidas por uma instituição especializada. As duas mais conhecidas são o TOEFL e o IELTS.

Um dos motivos que te impedem de aprender inglês que também merece destaque é tentar aprender o idioma estudando apenas por um recurso. Não adianta tentar estudar apenas com livros e esquecer de outras ferramentas que podem ser uteis para você nesse sentido, como cursos online, áudios, vídeos entre outros.

quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa.

Há casos de alunos que acertaram 10 questões, sendo que a nova teve uma variação de 330 a 450. Nos que acertaram 15, o desempenho foi de 420 a 550 pontos. Quem acertou todas as 45 questões atingiu a nota 953.

A dica é destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões, pois eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

Em termos de facilidade de aprendizado, o espanhol sai na frente. A língua espanhola possui muitas similaridades com a língua portuguesa. Esse fator pode contribuir para a sua escolha. Em contrapartida, se você busca se especializar mais para o mercado de trabalho brasileiro, o inglês talvez seja a melhor saída.

A prova de linguagens contém 45 questões. Cinco delas são de língua estrangeira e vêm de modo duplicado. No caso, das questões 1 à 5, o conteúdo é de idiomas estrangeiros, de inglês e espanhol.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos.

Para obter uma pontuação de 700 pontos no Enem, é necessário acertar cerca de 110 das 180 questões presentes na prova.

Quando se perguntar: “400 pontos no Enem dá para qual curso?”, uma das respostas mais interessantes é a de Engenharia de Pesca. Mesmo sendo uma graduação mais específica, é uma ótima possibilidade para quem quer unir conhecimentos técnicos, mais voltados a área de exatas, com biológicos.

Em primeiro lugar, vale destacar que o candidato pode alterar a opção de língua estrangeira enquanto as inscrições estiverem abertas. Ou seja, no Enem 2023, é possível mudar entre o inglês e o espanhol até o dia 16 de junho. Depois da data, a escolha será definitiva e esta será a prova do estudante.

Entre inglês ou espanhol no Enem, qual deles escolher? Essa é uma pergunta muito importante para quem está prestes a se inscrever no Enem 2023. De acordo com o MEC, o espanhol deixará a lista de opções de língua estrangeira do exame em 2024.