O que mais te irrita no ambiente de trabalho?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

De acordo com pesquisa divulgada pelo site LinkedIn o que mais incomoda os brasileiros é a fofoca. Entre os brasileiros, a fofoca em excesso foi apontada como o comportamento mais incômodo no ambiente de trabalho: 83% dos consultados citaram esse item – a média geral, considerando-se todos os entrevistados foi de 62%.

As coisas que mais nos irritam e como reagimos a elas
Barulho, pessoas interrompendo, deixar as luzes acesas e usar o telefone demais são apenas alguns dos aborrecimentos mais comuns. “Fico frustrado e saio.” “Eu viro os olhos.” “Eu explico calmamente como isso me irrita.”

Um dos principais comportamentos que devem ser evitados no trabalho é a negatividade. Ser pessimista e reclamar de forma excessiva sobre coisas pequenas, além de irritar colegas e chefes, cria um ambiente pesado que pode afetar o humor e a produtividade de todo mundo.

Ser inflexível, não saber se comunicar com todos, não estabelecer um objetivo ou meta em comum para a equipe, não respeitar prazos e não fazer planejamento são só mais alguns exemplos de comportamentos que podem prejudicar você, bem como a sua equipe.

Aquilo que nos incomoda deve ser dito na hora certa, porque assim a gente tem mais chances de colocar tudo em ordem, sem ferir ou magoar o outro (Marcel Camargo). Suas emoções são uma espécie de botão de descarga, para que você elimine o que está te fazendo mal.

Joquebede Morbeck

  • Individualismo e Falta de Objetivos.
  • Liderança Despreparada.
  • Falta de Comprometimento.
  • Inflexibilidade.
  • Comunicação Ineficiente.
  • Desvalorização do Trabalho do Colega.
  • Falta de Sinergia no Grupo.

Um dos motivos de desmotivação no trabalho é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem. O resultado é um clima depressivo nas equipes.

Falar alto
Novidade: PODE FALAR SEM QUE TODA A GENTE OIÇA. Não conseguir manter o tom de voz num volume minimamente agradável ao ouvido pode ser bastante irritante. Principalmente para quem partilha um escritório pequeno. A decibéis tão elevados, a concentração no trabalho torna-se mesmo complicada.

Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma melhor compreensão de nós mesmos.

Ambiente inapropriado: além da sujeira, espaços apertados e excesso de barulho são fatores que contribuem para tornar a rotina desagradável. Alguns profissionais exercem atividades insalubres por natureza, ou seja, exercem atividades que inevitavelmente os expõem a situações de risco.

  • Falar Alto ao Telefone usando o recurso do Viva-Voz. Algumas pessoas têm a incapacidade de conversar sem gritar ao telefone. ...
  • Ringtones Irritantes. ...
  • Comer Alimentos com Cheiro Forte. ...
  • Pedir Dinheiro Emprestado.

Abraçar, beijar, apostar na proximidade ao falar são hábitos que podem ser aceitáveis para uns e desagradáveis para outros, diz a especialista. Tapinha nas costas, mão ao redor do pescoço e outros tipos de toques, comuns na cultura brasileira, podem incomodar quem não está acostumado ao “calor humano”.

O transtorno explosivo intermitente (TEI) é uma condição psicológica que consiste em constantes explosões de raiva e comportamentos agressivos. Indivíduos com essa condição não conseguem controlar os seus impulsos violentos e descontam a sua frustração em objetos ou em outras pessoas.

Um ambiente de trabalho tóxico mina a energia do trabalhador e prejudica sua saúde mental e física. Se fofocas, bullying no trabalho, desrespeito, falta de confiança e colaboração e desvalorização são comuns na sua rotina de trabalho você pode estar trabalhando em um ambiente tóxico.

Saiba como interpretar os sinais de seu chefe sobre você

  1. Quando o chefe pega mais pesado com você ...
  2. Quando você recebe mais tarefas do que acha que pode lidar. ...
  3. Quando tudo parece estar bem, mas nunca há elogio ou feedback. ...
  4. Quando o chefe nunca pergunta nada sobre sua vida pessoal.

Normalmente, quando algo nos incomoda, irrita ou dói, precisamos dizer imediatamente. Expressar esse desconforto permite libertar-se dele, pelo menos em parte. O contrário, se nos reprimirmos, acabamos nos sentindo mais irritados ainda. Obviamente, todas as pessoas não reagem da mesma maneira.