O que me diferencia dos demais?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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Ao esclarecer o que te diferencia dos outros candidatos, é uma boa ideia tentar prever como os outros profissionais responderiam essa pergunta. Após listar suas próprias qualificações e competências, comparando-as com os requisitos da vaga, tente prever o que os outros candidatos adicionariam às suas respostas.

Exemplos: Capacidade de planejamento, trabalho em equipe, persuasão. Para criar a sua relação de pontos fortes, pense nas habilidades e qualidades que as pessoas costumam te elogiar. Pronto!

Podemos dizer que o diferencial competitivo de alguém são os seus atributos, ou seja, coisas que o tornam único. Por exemplo, imagine que uma empresa esteja procurando um profissional que saiba falar línguas estrangeiras, mas não informou quais e nem quantas.

Desta forma, um profissional qualificado é aquele que além dos conhecimentos técnicos possui também habilidades pessoais como: Empatia. Pensamento criativo. Resiliência.

Essa é mais uma questão que você deve ser bem sincero na resposta. No entanto, organização, flexibilidade, sinceridade, criatividade, proatividade, pontualidade, sabedoria e eficiência são algumas qualidades que somam pontos extras na avaliação dos entrevistadores.

Aptidão para trabalhar em equipe
O mercado de trabalho valoriza profissionais que se esforçam para manter a equipe em sinergia, pois sabem que os melhores resultados surgem quando todos estão trabalhando com o mesmo objetivo.

Um diferencial competitivo é um ou mais atributos que fazem a empresa ser única e superior aos seus concorrentes. Tratam-se de vantagens e benefícios oferecidos aos clientes. Esses são elementos que as demais empresas não são capazes de oferecer. A importância principal desse processo é o reflexo nas vendas.

Significado de Diferencia
Diferencia vem do verbo diferenciar. O mesmo que: distingue, diferença, discerne, discrimina, separa, especifica.

Como responder a pergunta “Por que você quer trabalhar nesta empresa? Porque eu desejo fazer parte de um time campeão de venda, de uma empresa que tem muito tempo no mercado e que os clientes respeitam muito. Sei que a empresa investe no desenvolvimento de cada profissional e quero ser um desses colaboradores.

Identifique os pontos fortes e fracos
Com isso, poderá destacar tudo aquilo que é significativamente importante para o seu público e que já é feito, mas também conseguirá enxergar o que ainda é fraco e que precisa ser melhorado. Esses pontos, se desenvolvidos corretamente, podem vir a ser grandes diferenciais.

Demonstre entusiasmo
Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Ter uma compreensão ampla do nível mínimo de experiência exigido auxiliará na hora de elaborar uma resposta ideal para destacar-se dos outros candidatos, enaltecendo suas habilidades, qualificações e traços de personalidade que vão além do necessário para o trabalho.

Por exemplo: “você deve me contratar pois além de conhecer todos os processos da gestão de projetos, eu já tenho X anos de experiência no cargo e X anos de vivências no segmento de mercado desta empresa, por isso, ao me contratar podemos ir além juntos e melhorar principalmente a gestão de custos de projetos e ...

Ser um profissional diferenciado, está muito relacionado à postura, aos resultados, à habilidade de aplicar a teoria, à capacidade de conectar e integrar pessoas e a ter uma visão estratégica.

Como preparar sua resposta sobre seus pontos positivos e negativos

  1. Liste seus pontos fortes e fracos (com sinceridade) ...
  2. Use o anúncio da vaga para orientar a sua resposta. ...
  3. Pontos positivos: foque sua resposta no que a empresa procura. ...
  4. Pontos negativos: escolha cuidadosamente o que você vai falar.

Para respondê-la da melhor forma, considere o seguinte:

  1. 1 – Dê ênfase às suas conquistas. É importante que você dê exemplos concretos para mostrar qual foi a sua contribuição nas empresas pelas quais você passou. ...
  2. 2 – Conecte a suas competências aos objetivos da empresa. ...
  3. 3 – Use dados para sustentar a sua resposta.

Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê contribuindo para o sucesso da empresa. Já que o seu objetivo é crescer como profissional mas também contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.

4 dicas para criar uma proposta de valor eficiente

  1. 1 – Conheça seu público-alvo. ...
  2. 2 – Conheça seus concorrentes. ...
  3. 3 – Determine o principal benefício do seu produto. ...
  4. 4 – Opte por uma linguagem clara e objetiva.