O que muda é o tempo ou o clima?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Resumindo: enquanto o tempo é um estado momentâneo das condições meteorológicas de um local, o clima é uma tendência duradoura das condições meteorológicas de um local. Enquanto o tempo pode mudar de um momento para o outro, o clima de uma região se altera ao longo de anos.

O tempo é um estado momentâneo da atmosfera, enquanto o clima é a configuração mais permanente ou referente a um período de tempo maior.

Os principais fatores são a latitude, a altitude, a maritimidade (a distância de uma localidade em relação ao mar), as correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados às atividades humanas.

Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.

Atualmente, as alterações mais comuns na temperatura e no clima são a falta de água, as secas intensas, o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, o aumento de incêndios e a ocorrência de tempestades devastadoras.

A mudança do clima não pode mais ser evitada. Os principais climatologistas com alguma projeção pública ainda afirmam que podemos evitar os piores efeitos. O IPCC ainda propõe uma meta de limitação do aquecimento global que seria capaz de diminuir os piores riscos.

Por ocupar 1/3 da superfície da Terra, o Oceano Pacífico é o que mais exerce influência e modificações sobre o clima no mundo. Os fenômenos cíclicos climáticos de curto prazo (El Niño e La Niña) e os de médio prazo (Oscilação Decadal do Pacífico) ligam-se diretamente ao comportamento das águas do maior oceano da Terra.

A mudança climática pode ser causada por processos naturais da própria Terra ou por forças externas, incluindo variações na intensidade da luz solar, ou ainda, mais recentemente, pela ação do homem.

Quais são os fatores climáticos? Sendo os fatores climáticos elementos que interferem diretamente nas condições climáticas de determinado local, podemos conceber que eles estão relacionados com altitude, latitude, massas de ar, maritimidade, relevo, vegetação e correntes marítimas.

Resumindo: enquanto o tempo é um estado momentâneo das condições meteorológicas de um local, o clima é uma tendência duradoura das condições meteorológicas de um local. Enquanto o tempo pode mudar de um momento para o outro, o clima de uma região se altera ao longo de anos.

Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade. Os fatores climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos e os climas deles resultantes.

Os principais tipos de clima do mundo são: Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido. O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática.

SOBRE METEOROLOGIA. A previsão do tempo no INMET se baseia em dados atmosféricos (precipitação, ventos, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, entre outros) observados em estações meteorológicas, em modelos numéricos de previsão, em imagens de satélite e em radares meteorológicos.

A ciência finalmente confirmou o que já sabíamos há um bom tempo: viver em um país de clima mais quente faz com que sejamos mais felizes. Um estudo recente descobriu que a temperatura perfeita para os seres humanos é 22°C.

Sobre o INMET
A missão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, é agregar valor à produção no Brasil por meio de informações meteorológicas.

O meteorologista é o profissional que estuda a atmosfera seus fenômenos e interações, mas a profissão vai bem além da simples previsão do tempo com a qual estamos acostumados.