O que não entra na DRE?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.

Não entram na DRE. O resultado do exercício é transferido para o PL. Depois disso, ocorre o cálculo e a contabilização das reservas e dos dividendos. Vale dizer, as Reservas e os dividendos não aparecem na DRE e não afetam o resultado do exercício (irão afetar os lucros acumulados, no PL).

Para a contabilidade, despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas não estão envolvidos ao processo de manufatura ou transformação do produto, como é o caso dos custos.

São evidenciados na Demonstração do Resultado do Exercício, EXCETO. A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e dos serviços, o custo das mercadorias e os serviços vendidos e o lucro bruto.

Deduções da Receita Bruta
São as devoluções de vendas, descontos concedidos na Venda, impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS, ISS etc e as Comissões sobre as Vendas.

Resposta: A) Natureza das contas que evidenciam informações sobre fatos que geram avaliação para o negócio.

Contas de resultado
São aquelas em que registramos as despesas e as receitas. Quando representam despesas são denominadas de devedora e terão sempre o saldo devedor, e quando representam as receitas são denominadas de credoras e terão sempre o saldo credor.

Na verdade, o que aparece na DRE são as receitas e despesas da empresa, e como os impostos retidos de OUTROS (inss parte retida do empregado,imp. renda retido), são apenas pagos pela empresa( não são despesas desta), não devem aparecer na DRE. Já o FGTS sim, deve aparecer, não é retido do empregado.

Existem duas formas de análise das despesas na DRE, quais sejam: método da natureza da despesa e método funcional. Segundo o CPC 26, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.

O que é "despesa não autorizada por lei"? Portanto, passa a ser muito importante compreender o que é "ordenar despesa não autorizada por lei". Trata-se de norma aberta, apta a penalizar qualquer infração à lei no contexto das competências do Ordenador de Despesas.

Como analisar a DRE? Existem algumas formas já aplicadas de análise da DRE, conhecidas como análise vertical e análise horizontal. Na análise vertical, você pode ter um olhar mais específico, entendendo o percentual de cada despesa, custo ou receita em relação ao faturamento bruto.

Onde será classificada a conta de encargos de depreciação na DRE? A conta de encargos de depreciação será classificada na DRE como uma despesa operacional. Já a conta de depreciação acumulada entrará no Balanço, no grupo do ativo permanente sub-grupo Imobilizado, com o sinal ( – ).

Para se chegar a esse valor é preciso pegar a receita da empresa menos as despesas variáveis. Assim chegamos ao valor que corresponde a tudo o que a empresa faturou após pagar suas despesas fixas e variáveis: lucro líquido = receitas – despesas variáveis – despesas fixas.

São despesas não dedutíveis no lucro real, também, as contraprestações de arrendamento mercantil e do aluguel de bens móveis ou imóveis, exceto quando intrinsecamente relacionados com a produção ou comercialização dos bens e serviços; as despesas de depreciação, amortização, reparo, manutenção, conservação, impostos, ...

Já as despesas não operacionais são aquelas que não estão relacionadas à natureza da empresa. Por exemplo: subvenções para investimentos, inclusive isenção ou redução de impostos, implantação de um empreendimento, receita com dividendos, indenização de seguros e juros sobre empréstimos.

Contas de consumo e manutenção de móveis, veículos e equipamentos também são despesas desse tipo. Em geral, as categorias de despesas operacionais são apresentadas na DRE separadamente. Desse modo, é possível ter uma visão melhor do impacto de cada uma delas no caixa da empresa.

2 resposta(s) Receita, custo e despesa.

e como aparece no no DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício)? As vendas de ativo imobilizado devem entrar como uma "Receitas Não Operacional” (ou seja, uma receita que não é proveniente da operação comercial de sua empresa). As vendas devem ser lançadas no módulo de “Outras Despesas”.

Outros Resultados Abrangentes (ORA) compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na demonstração do resultado.