O que não falar a um cliente?

Perguntado por: umatos6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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25 frases proibidas para dizer ao cliente durante o atendimento

  • NÃO” [no início de qualquer frase]
  • “Isso não é comigo. ...
  • “Isso é com outro departamento.”
  • Não é minha culpa!”
  • “Sem ofensa, mas…”
  • “Você não entendeu o que eu disse.”
  • Não diga a ninguém que eu disse isso.”

5 coisas que não podemos falar em um atendimento ao cliente

  • Não posso solucionar seu problema. ...
  • Você não tem razão ou você está enganado. ...
  • Não tenho/não ofereço esse produto/serviço. ...
  • Só isso mesmo? ...
  • O que você quer que eu faça?

Passar falsas informações pode prejudicar a jornada do cliente dentro do seu negócio. Quando o assunto é grave ou o procedimento foi feito de forma errada, não contorne a situação mentindo para o cliente, pois isso é muito mais prejudicial. Em casos assim, peça desculpas em nome da empresa e seja verdadeiro.

Aproveite bem o tempo do cliente
Por isso, sempre que possível, vá direto ao assunto, mas evitando “atropelar” a fala do futuro comprador. Ouça o que ele tem a dizer e, sem mais rodeios, comece a responder pontualmente os seus questionamentos, sempre de maneira clara, precisa, segura e sincera.

Ficam aqui algumas dicas para dizer um "não" com elegância e assertividade:

  1. Ser amável. É mais fácil aceitar um "não" dito com suavidade e educação do que aos gritos e com maus modos. ...
  2. Agir com firmeza. ...
  3. Deixar clara a situação. ...
  4. Encontrar o momento adequado.

listou alguns exemplos de como dizer "não" seguindo a fórmula de LePera:

  1. "Muito obrigado por pensar em mim [agradecimento]. Porém, não tenho tempo na minha agenda agora [a negativa]. ...
  2. "Obrigado por compartilhar seu projeto comigo. ...
  3. "Admiro sua paixão pelo seu evento, mas não poderei participar.

Vamos ver um pouco mais a fundo cada uma dessas questões e ainda alguns exemplos de respostas para clientes insatisfeitos a seguir.

  1. Vá além das desculpas. Pedir desculpas pelo transtorno causado é a primeira coisa que a empresa deve fazer. ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Responda ao problema. ...
  4. Não esqueça de agradecer.

5 Frases prontas para atender a clientes irritados

  • Entendo e peço desculpas pelo ocorrido. Vou fazer o melhor para resolver isso o quanto antes. ...
  • Sinto muito mesmo que isso tenha acontecido. ...
  • Peço desculpas a você, sei como deve estar se sentido. ...
  • Realmente, é uma situação muito desagradável. ...
  • Peço perdão por isso.

6 erros que podem afastar clientes da sua empresa

  1. 1 - Atendimento ruim. ...
  2. 2 - Atitudes preconceituosas. ...
  3. 3 - Falta de suporte. ...
  4. 4 - Rejeição a sugestões e reclamações. ...
  5. 5 - Não ouvir o cliente. ...
  6. 6 - Falta de padrão de produtos e serviços.

Um dos fatores que mais causam a perda de clientes por mau atendimento é a falta de compreensão, quando o agente de suporte e o consumidor não falam a mesma língua. Isso acontece quando o atendente tem uma abordagem muito técnica e deixa a didática de lado.

Falar demais
Entre erros comuns de vendedores é falar demais e acabarem sendo taxados como chatos e, muitas vezes, invasivos. Além de saber ouvir, é preciso conseguir identificar o momento certo para falar e dar continuidade à negociação. Saber se relacionar com seus clientes é a chave para obter mais vendas!

Um dos maiores erros que atrapalham as vendas diretas é a abordagem incorreta. Muitos vendedores não sabem quando insistir com o cliente ou quando é hora de dar mais espaço. Escolher o momento errado costuma comprometer seriamente uma venda. Apesar de parecer algo intuitivo, há vários sinais que podem ser seguidos.

Pensando na venda direcionada para negócios, a venda de produtos ou serviços, Zig Ziglar defende que “toda venda tem 5 obstáculos básicos: falta de necessidade, falta de dinheiro, falta de urgência, falta de desejo e falta de confiança“.

Quais são os 8 principais gatilhos mentais para vendas online?

  • Gatilho de escassez.
  • Gatilho de urgência.
  • Gatilho de novidade.
  • Gatilho de dor.
  • Gatilho de prazer.
  • Gatilho de confiança.
  • Gatilho de reciprocidade.
  • Gatilho de autoridade.

FRASES DE BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE

  1. Olá;
  2. Bom dia;
  3. Boa tarde;
  4. Boa noite.