O que não falar no atendimento ao cliente?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 2 de maio de 2023
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25 frases proibidas para dizer ao cliente durante o atendimento

  • NÃO” [no início de qualquer frase]
  • “Isso não é comigo. ...
  • “Isso é com outro departamento.”
  • Não é minha culpa!”
  • “Sem ofensa, mas…”
  • “Você não entendeu o que eu disse.”
  • Não diga a ninguém que eu disse isso.”

6 dicas indispensáveis para acalmar um cliente nervoso

  1. Lembre-se de que o cliente tem o direito de se irritar. ...
  2. Não ignore o “catalisador” emocional. ...
  3. Mantenha-se calmo. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Empregue um tom de voz calmo para se contrapor a um cliente nervoso. ...
  6. Assuma a responsabilidade pela resolução do problema.

O que fazer quando um cliente te trata mal? Nesse caso, a coisa é um pouco mais séria. Se o cliente passar para ofensas, nessa situação o ideal é procurar seu supervisor. Se possível, grave a conversa ou fotografe a tela, se for uma interação por telefone ou mídia digital.

Enfrentando o nervosismo

  1. Escuta. A primeira coisa a se fazer é escutar atentamente o que o cliente tem a dizer. ...
  2. Agilidade. Demonstre interesse em resolver o problema. ...
  3. Empatia. Coloque-se no lugar do cliente, certamente, isso o ajudará a compreender o sentimento dele e resolver o problema com mais afinco. ...
  4. Sinceridade.

5 dicas para um bom atendimento ao cliente

  • Ouça o cliente.
  • Levante o máximo de informações que puder.
  • Demonstre disponibilidade.
  • Domine tudo sobre os produtos e serviços que a loja oferece.
  • Ofereça suporte a todo o momento.

Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento

  • Emoções do cliente. Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes. ...
  • Conhecimento do público-alvo. ...
  • Treinamento de colaboradores. ...
  • Transparência. ...
  • Tecnologia.

7 regras de atendimento ao cliente que não falham!

  • Alinhe os objetivos da empresa.
  • Responda sempre.
  • Só prometa o que pode cumprir.
  • Escute o consumidor.
  • Seja proativo.
  • Não seja preconceituoso.
  • Ao errar, assuma e corrija.

A linguagem usada com o cliente deve ser formal, jamais podem ser utilizadas gírias como “ok”, “mano”, “é isso aí”, “tá bom”, ou qualquer outra. Vícios de linguagem também têm que ser evitados, falar “compareça pessoalmente”, por exemplo, é incorreto.

Seja ao efetuar a ligação ou depois de já estar falando com o atendente, o cliente não deve esperar por um período muito longo. Assim, é necessário que o operador tenha noção do tempo médio para a realização do atendimento. O indicado é que as chamadas telefônicas sejam atendidas, no máximo, até o terceiro toque.

Você sabe o que quer dizer "sorriso na voz"? "Sorriso na voz" é um termo, comumente, utilizado nas centrais de teleatendimento, no teatro e no canto. No teatro, em determinados personagens, quando a voz precisa ter nasalidade para ficar mais jovem, mais leve, o sorriso pode auxiliar.

Entre os que mais causam impacto estão: Demora excessiva para prestar atendimento. Limitar-se a apenas um canal de atendimento. Não investir em automatização.

Postura no atendimento é um conjunto de características que representam o comportamento ideal de um profissional de atendimento diante de um cliente, seja em contatos presenciais ou a distância.

Os erros mais comuns ao falar em público

  • Falar baixo demais. Para algumas pessoas o microfone é uma obrigação. ...
  • Esquecer da linguagem corporal. O corpo é uma ferramenta vital de comunicação. ...
  • Não fazer contato visual. ...
  • Não usar expressões faciais. ...
  • Não organizar a apresentação. ...
  • Ler demais.

2) Fale o nome do seu cliente
“Meu nome é Maria? Qual o nome da senhora?” Chamar o cliente pelo nome causa uma empatia maior. Mas não abuse: Use o “Senhor” ou “Senhora” para as pessoas mais idosas e somente deixe de usar se o cliente lhe autorizar.

Mostre confiança neles
Quando o cliente sente que você confia nele, ele se sente mais conectado com você e consequentemente passará a ouvir com mais afeto tudo o que você tem a dizer a ele. A confiança mútua é uma emoção importante, e saber utilizá-la pode aumentar as chances de vendas.

A primeira coisa a se fazer é deixar o cliente falar tudo o que ele quiser, mesmo que, no meio de suas palavras, existam xingamentos e acusações. Depois que o cliente insatisfeito desabafar, o atendente deve usar um tom de voz bem baixo e suave, a fim de que a conversa fique nesse nível.