O que não pode faltar na sua rotina de trabalho?

Perguntado por: econceicao2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Como Melhorar a sua Rotina de Trabalho? Confira 6 técnicas infalíveis!

  • Defina hora para começar e terminar. ...
  • Priorizar as atividades do dia. ...
  • Reuniões podem ser uma rápida conversa. ...
  • Faça pausas programadas. ...
  • Evite distrações (smartphones e smartwatches) ...
  • Organize sua mesa e a área de trabalho do computador.

Quem é organizado tem o hábito de escrever suas pendências, listar as tarefas e colocá-las em ordem de prioridade. Essa atitude traz segurança e diminui a possibilidade de esquecimento. E não só isso, anotar tudo que é fundamental faz com que você evite de esquecer coisas importantes que precisam ser feitas.

Uma Tarefa descreve uma unidade de trabalho. Cada Tarefa é desempenhada por Funções específicas. A granularidade de uma Tarefa geralmente é algumas horas em poucos dias. Geralmente, afeta um ou apenas um número pequeno de Produtos de Trabalho.

Antes de mais nada, você precisa entender que as três etapas para criar um fluxo de trabalho eficaz dividem-se em:

  • Planejamento;
  • Execução;
  • Revisão.

Por que manter uma rotina de trabalho organizada? Manter a rotina de trabalho bem organizada, além de permitir que você cumpra com todas as tarefas, evita que elas se acumulem para os próximos dias, permite identificar as prioridades, aumenta a produtividade e também, diminui o estresse.

A Rotina Operacional Padrão (ROP) é um documento institucional que registra o mapeamento de processos de trabalho, e sua elaboração permite a análise e melhoria dos mesmos.

Resolva as tarefas diárias

  1. Tenha um calendário de rotinas. A palavra rotina por vezes soa de forma pejorativa, sendo associada a algo ruim, do qual todos desejam manter distância. ...
  2. Saiba delegar tarefas. ...
  3. Reserve espaço para o descanso. ...
  4. Use o que a tecnologia tem a oferecer.

O planejamento semanal consiste numa forma de focar nas tarefas que você precisa realizar ao longo de cada semana. Assim, ajudando a priorizar as mais importantes. Ao longo do tempo, ele pode se tornar um hábito essencial no controle das atividades, possibilitando o aumento da sua produtividade.

7 desculpas mais utilizadas para faltar ao serviço

  • Não estou passando bem. ...
  • Meu filho ou familiar ficou doente e não tem ninguém para cuidar. ...
  • O médico me encaixou em uma consulta de última hora. ...
  • Sofri um acidente. ...
  • Tive em contato com pessoa com Covid. ...
  • Meu carro/moto estragou. ...
  • Doação de sangue.

A legislação trabalhista não estabelece um número mínimo de faltas que pode ser considerado como abandono de emprego. Apesar disso, a jurisprudência trabalhista fixa considera que faltar por 30 dias consecutivos no trabalho indica abandono de função.

Justificativas de ausência previstas em lei

  1. Licenças médicas. Quando o colaborador está doente ou precisa se afastar para tratamento de saúde, as licenças médicas são uma justificativa válida para a ausência.
  2. Licença-maternidade e licença-paternidade. ...
  3. Faltas legais. ...
  4. Falecimento de familiar próximo.

Caso ele falte em mais de 15 dias do mesmo mês, perde o direito ao valor correspondente a esse mês no 13º salário. As férias também são afetadas pelas faltas injustificadas, de acordo com o artigo 130 da CLT. Quando há menos de 5 faltas injustificadas, o empregado tem direito a 30 dias de férias.

É comum que os trabalhadores com carteira assinada, mesmo sendo responsáveis e atentos às normas da empresa e à carga horária, precisem se ausentar por motivos pessoais. Quando isso acontece, o empregador tem o direito de descontar o dia no valor total da remuneração, exceto em caso de falta justificada no trabalho.

Ser honesto com as suas ideias e opiniões e mostrar-se uma pessoa que diz a verdade em relação ao trabalho, processos e prazos, por exemplo, são atitudes que fazem com que você se destaque e seja requisitado nos momentos mais cruciais da empresa.

Confira a seguir 5 hábitos que você deve introduzir na sua rotina para ser mais organizado

  1. 1) Procure limpar frequentemente o seu ambiente de estudos/trabalho. ...
  2. 2) Defina as suas atividades ao longo do dia. ...
  3. 3) Separe lugares certos para guardar cada objeto. ...
  4. 4) Priorize as suas tarefas. ...
  5. 5) Procure manter a pontualidade.

Ferramentas interessantes para manter o ambiente de trabalho organizado

  • Organização individual.
  • Uma “ilha” de Itens compartilhados.
  • Conceito paperless.
  • Metodologia para arquivos físicos e digitais.

Como ser um exemplo de desempenho no trabalho

  1. Seja racional. As empresas recompensam quem usa da razão. ...
  2. Utilize dos canais de comunicação. A comunicação dentro de uma empresa é essencial. ...
  3. Peça e dê feedback. Procure sempre conversar com seu superior sobre a sua atuação na empresa. ...
  4. Recicle-se.

Como fazer gestão de tarefas?

  1. Elenque e categorize todas as suas tarefas que precisam de atenção. O primeiro passo para uma gestão de tarefas eficiente é ter clareza de tudo que precisa ser feito. ...
  2. Organize suas tarefas e estabeleça prazos. ...
  3. Comunique a equipe. ...
  4. Escolha um sistema para fazer a gestão de suas tarefas.

5 dicas para um controle de atividades eficiente

  1. Determine planos e prazos.
  2. Seja específico na atribuição de tarefas.
  3. Planeje a curto, médio e longo prazo.
  4. Avalie os seus colaboradores.
  5. Invista em tecnologia.

Tempo de Leitura: 12 minutos Para além de processos burocráticos, as rotinas do setor de Recursos Humanos incluem tarefas estratégicas como o desenvolvimento de funcionários e a gestão de benefícios em prol da retenção de talentos. Processo seletivo, avaliação de desempenho, gestão de pessoas e mais.

Fluxo de trabalho eficiente em 5 passos

  1. Mapeie processos e recursos. É impossível melhorar o fluxo de trabalho sem fazer uma análise rigorosa de como eles são realizados no contexto atual. ...
  2. Identifique oportunidades. ...
  3. Estabeleça novos fluxos de trabalho. ...
  4. Mensure resultados. ...
  5. Reveja continuamente os processos.