O que Nossa Senhora de Fátima pediu aos três pastorinhos?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Em sua primeira aparição, a Santíssima Virgem pediu aos 3 pastorinhos que viessem à Cova da Iria seis meses seguidos. E acrescentou: “Depois voltarei ainda aqui uma sétima vez”.

O segundo segredo, ou segunda parte do segredo, relaciona-se com a devoção do mundo, incluindo a Rússia, ao Imaculado Coração de Maria. A referência à Rússia só é feita por Lúcia, na década seguinte, em 1929. Inicialmente, o texto de Lúcia fazia uma referência ao fim da guerra, no caso, a I Guerra Mundial.

Segundo a Igreja Católica, o primeiro segredo falava sobre uma visão do inferno e a perda das almas durante a Primeira Guerra Mundial. O segundo dizia que se os homens não se corrigissem viria um castigo sobre as nações em forma de Segunda Guerra, e a Rússia espalharia os erros pelas nações do mundo.

Conhecido como "Quarto Segredo de Fátima", ele, na realidade, seria uma continuação do terceiro e último segredo revelado há 17 anos. Todos os papas que leram a terceira parte do segredo escrito pela única pastorinha ainda viva e que depois virou freira, Lucia, decidiram devolvê-lo aos arquivos do Santo Ofício.

Ao fazerem a pergunta, a senhora respondeu: “Minhas filhas, virão tempos calamitosos para o Brasil! Dizei a todo o povo que se aproximam três grandes castigos, se não fizer muita penitência e oração”. Logo a notícia se espalhou por toda a redondeza, chegando ao conhecimento do Pároco e do Bispo da Diocese.

Nossa Senhora das Graças começou a aparecer em Cimbres em agosto de 1936 e fez quase quarenta vezes. Sua mensagem era clara: “aproximavam-se tempos sérios” e, se o povo brasileiro não rezasse e fizesse penitência, “o comunismo chegará ao Brasil”.

A tradição conta que Nossa Senhora apareceu há mais de 100 anos na cidade de Fátima, a 130 quilômetros de Lisboa, em Portugal. Nossa Senhora teria aparecido para três crianças, pastores de ovelhas: Lúcia de Jesus, 10 anos, Francisco, 9, e Jacinta, 7. Eles ficaram conhecidos como "os três Pastorinhos de Fátima".

Para os evangélicos e cristãos de outras denominações, nem tanto. "Quando dizemos 'Nossa Senhora', acompanhado por um título ou não (Aparecida, Fátima, Guadalupe etc), estamos sempre nos referindo a uma única e mesma pessoa: Maria, a mãe de Jesus.

« A terceira parte do segredo refere-se às palavras de Nossa Senhora: “Se não, [a Rússia] espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas” (13-VII-1917).

Cova da Iria era originalmente o nome dado a um vasto terreno que pertencia à família de Lúcia dos Santos. Nesse local foi inicialmente construída a Capelinha das Aparições, onde a Virgem Maria terá aparecido aos três pastorinhos de Fátima em 1917.

Nossa Senhora de Fátima
A sua última aparição se deu no dia 13 de outubro de 1917.

Maria se tornou "Nossa Senhora", assim chamada, somente no fim do período medieval. Mas, historicamente, a Igreja já a reconhecia como "Mãe de Deus" muito antes — mais precisamente a partir do século 5, depois do Concílio de Éfeso, em 431.

A Igreja Católica reconheceu oficialmente ontem, pela primeira vez, que Irmã Adélia, quando criança, pode ter presenciado a aparição de Nossa Senhora em Cimbres, no município de Pesqueira, Agreste de Pernambuco. A presumível aparição ocorreu em 1936 e a admissão foi realizada agora, 85 anos depois.

A sociedade comunista não pretende separar os filhos dos pais, nem arrancar o recem nascido do peito de sua mãe. Não existe a menor intenção de recorrer à violência para destruir a família como tal. Nada disso. Essas não são as aspirações da sociedade comunista.

“A guerra vai acabar, mas se eles não pararem de ofender a Deus (…) uma pior começará” (Terceira Aparição da Virgem: sexta-feira, 13 de julho de 1917).

De acordo com teoria marxista, a ditadura do proletariado é o que se coloca entre o capitalismo e o comunismo. A ditadura do proletariado é um estado democrático caracterizado pela existência de organismos de governo de classe, onde toda autoridade pública é eleita e revogada por sufrágio universal.

- No dia 13 de outubro de 1917, diante de milhares de peregrinos que chegaram a Fátima (Portugal), ocorreu o denominado “Milagre do sol”, no qual, após a aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia, pôde-se ver o sol tremer, em uma espécie de “dança”, conforme relataram os que estavam lá.

Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Ocorre que existem muitíssimas devoções diferentes tributadas a Maria: Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora da Purificação etc.

Ela escreveu: “O segredo é composto de três partes distintas, duas das quais revelarei agora. A primeira parte é a visão do inferno”. Lúcia prosseguiu com a descrição: Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra.