O que o Barroco inspirou?

Perguntado por: apilar8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

A arte barroca surgiu na Itália e se consolidou a partir do século XVII na Europa e América. Este movimento se inspirou nas obras artísticas da Antiguidade clássica e buscou restituir a força da Igreja Católica, abalada pela Reforma Protestante.

As principais tendências seguidas pelo barroco em Portugal foram os conceitos de conceptismo e cultismo. O cultismo era o responsável por atribuir aos textos literários uma linguagem culta, rebuscada, explorando o jogo de palavras e a ornamentação estilística.

O movimento surgiu como oposição aos ideais de harmonia e simplicidade apresentados pelo Renascimento. Assim, o barroco buscava conter a Reforma Protestante ao mesmo tempo em que resgatava as ideias teocêntricas. O movimento criou, então, uma estética extravagante, requintada e cheia de representações do Divino.

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

O Barroco como conceito define a sua ideologia como a arte de chamar a atenção, tanto na pintura como na literatura. Dessa forma, três elementos consideram-se fundamentais na sua estética: a ideia de efeito, o apelo emocional e o virtuosismo.

O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.

Assim, o homem barroco tende a racionalizar a fé, a se valer de argumentos racionais na busca da salvação, manipulando, por meio dos recursos da lógica, os dogmas religiosos e as metáforas bíblicas na busca do perdão divino.

A valorização das luzes, movimentos e santos: pontos fundamentais da arte barroca. O caráter transitório que marcou os primeiros tempos do período moderno é alvo de um amplo estudo que se esforça em considerar as permanências e transformações experimentadas nesse período.

O barroco brasileiro foi influenciado pelo barroco português, ao longo do tempo os artistas desenvolveram suas características próprias, as maiores produções literárias ocorram à princípio na Bahia onde era o centro político da colônia durante o ciclo da cana-de-açúcar.

Principais características da arquitetura barroca
O barroco quebra a ideia de racionalidade e simetria do classicismo greco-romano e passa a fazer uso de formas e texturas que dão a ideia de movimentos e produzem emoções e sensações.

Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.

O principal objetivo da arte barroca brasileira era a catequese dos indios pelos padres católicos. Dessa forma, este estilo de expressão artística encontrava-se na literatura, nas artes e na arquitetura dos locais no Brasil.

O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como: Antropocentrismo versus teocentrismo. Sagrado versus profano.

Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.

O legado da arte barroca para a cultura e sociedade contemporâneas é imenso. Ela influenciou diversos movimentos artísticos posteriores, como o rococó e o neoclassicismo, além de ter deixado um grande acervo de obras de arte que ainda hoje são admiradas e estudadas em todo o mundo.

As obras barrocas transmitem emoção e criam um cenário único e cheia de sentimentos. Na arte barroca, as luzes de cores claras e escuras são utilizadas, dando destaque às obras.

Foi impulsionado pela igreja católica, uma das principais instituições da época. Nascida no final do século XVI, se estendendo até o início do século XVIII, a arte barroca acontece em diferentes épocas em cada país. As características também podem variar por regiões.

Barroco no Brasil: Literatura. No cultismo a estética era muito valorizada — as formas eram rebuscadas, as palavras literárias buscavam um requinte, conhecido como preciosismo vocabular. As figuras de linguagem destacam a perfeição formal do texto, com inversões sintáticas, antíteses e metáforas.