O que o conservante faz no corpo?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Quais são os prejuízos para a saúde? Quando consumidos em excesso, esses aditivos podem causar alergias, doenças cardiovasculares, além de doenças no intestino, problemas gástricos e até doenças mais graves como câncer.

“Os conservantes ou conservadores são substâncias que inibem o crescimento de micro-organismos – fungos, leveduras, bactérias. Esses micro-organismos se desenvolveriam porque o alimento é rico em nutrientes.

O uso de conservantes na alimentação é comum, porém, algumas substâncias encontradas são prejudiciais à saúde humana e podem acarretar inúmeras situações como alergias, problemas gástricos e doenças mais graves como câncer.

Ácido sórbico e seus derivados

  • queijos;
  • carne;
  • produtos a base de peixe;
  • pães;
  • e produtos de confeitaria.

Conservantes: Acetatos (de cálcio, potássio, sódio...), ácidos (acético, ascórbico, láctico...), ascorbatos (de cálcio, sódio), benzoatos ( de cálcio, potássio, sódio), bissulfitos (potássio, sódio), BHA, BHT, TBHQ, EDTA dissódico, extratos de ervas, formaldeído, nitratos (de sódio, potássio), nitritos (potássio, sódio ...

A maioria dos conservantes possui ação bacteriostática, apenas impedindo o crescimento dos micro-organismos que possam estragar o produto. Porém alguns conservantes podem ter ação bactericida, matando esses micro-organismos.

O dióxido de enxofre e seus derivados
O dióxido de enxofre e seus ácidos, são um dos conservantes usados há mais tempo para aumentar a vida útil de alimentos. São empregados como agentes inibidores de mofo, leveduras e bactérias, além de evitarem o escurecimento dos produtos.

Segundo a nutricionista da Dr. Schär, Inês Camila Alves, a única forma de se identificar a presença de conservantes no alimento é lendo a lista de ingredientes do produto, pois o fabricante tem a obrigação de mencionar todos os ingredientes usados para a fabricação do mesmo.

Ele é adicionado para evitar contaminações e minimizar os efeitos do oxigênio na bebida. Os defensores mais radicais do vinho natural dizem que nem mesmo essa substância pode ser acrescentada.

Os conservantes são substâncias químicas adicionadas aos alimentos para manter suas características físicas e nutricionais por um tempo maior. No Brasil, eles apresentam códigos específicos que sempre se iniciam com a letra P.

Em geral, quanto mais processados forem, menor seu valor nutricional e maior a quantidade de substâncias nocivas à saúde. Alimentos ultraprocessados tendem a apresentar elevados índices de sódio e de açúcar, que podem causar doenças como hipertensão e diabetes.

Os conservantes são substâncias de origem natural ou sintética, cuja principal função é impedir o desenvolvimento de micróbios (bactérias e fungos). Eles são amplamente utilizados para evitar a contaminação microbiana de alimentos, medicamentos ou produtos cosméticos.

Escolher conservantes que atuem contra bactérias, fungos e leveduras, promovendo um maior prazo de validade para o alimento. A análise destes fatores além de evitar a perda de tempo e dinheiro, garante a segurança do consumidor.

Na conservação de salsicha, os principais agentes químicos utilizados são os nitratos e nitritos. A utilização desses aditivos em embutidos cárneos tem como principal função impedir o desenvolvimento de Clostridium botulinum, micro-organismo com grande potencial patogênico.

Sal: esse é um conservante natural famoso desde os primórdios e que ajuda a preservar o peixe e a carne, por exemplo. Através da osmose, o sal suga toda a água dos micro-organismos, impedindo que estes se proliferem.

Os conservantes naturais são aditivos utilizados com o intuito de conservar e minimizar o crescimento bacteriano no alimento, de forma a mantê-lo próprio para consumo, mantendo o seu sabor, textura e aroma.

O leite de caixinha é um produto sem adição de conservantes, resultante dos processos de tratamento térmico e assepsia.

A preservação dos alimentos ocorre quando o oxigênio e os microrganismos são impedidos de chegar aos alimentos. Por isso, o azeite é um conservante natural. Pois ele ajuda a evitar a deterioração, isolando os alimentos do ar. Além de fornecer uma vedação que pode atrasar a oxidação.