O que o Exu gosta de comer?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Por exemplo, Exu, o princípio da comunicação, come tudo, mas gosta sobretudo de farofa de azeite de dendê e bebe cachaça.

Orixá da caça, companheira de ODÉ. ORISÁ feminino que se alimenta de todo tipo de caça, porém seu alimento preferido é a carne de porco.

Uva, melão principalmente suas sementes com mel, frutas brancas, obí branco.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos. Para as Pombagiras, itens mais delicados agradam mais, como brincos, pulseiras, colares, perfumes, rosas, champanhe, anis, vinho rosé.

ESTE KIT CONTÉM OS ITENS ABAIXO: - MISTURA DE FARINHA DE MANDIOCA COM PITADA DE SAL, MARAFO E AZEITE DE DENDÊ; - 1 CHARUTO; - 1 VELA PALITO BRANCA; - BEBIDA QUANTIDADE SUFICIENTE PARA SERVIR NA OFERENDA (EM GARRAFA DESCARTÁVEL); - FOLHETO COM ORIENTAÇÕES PARA FIRMAR SUA OFERENDA.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

As oferendas para Exu, orixá conhecido por comer de tudo, são entregues do lado de fora, na rua. Seu lugar favorito são as encruzilhadas, o cruzamento de três estradas. As cerimônias religiosas, essas, sim, são no mais das vezes privadas.

O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo. No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Quem dá de comer a Exu não passa fome e não fica desamparado. Era segunda-feira... e eu, pai de três filhos não tinha nem um grão de soja pra comer e alimenta-los, mais uma vez sai pelo vilarejo a procura de algum bico para trabalhar e colocar a comida na mesa pelo menos naquele dia.

Banho Exú é um mix de 7 ervas na força de Exú, recomendado para quem precisa de FORÇA, LIMPEZA PROFUNDA e PROTEÇÃO constante. Banho Exú auxilia você que está passando por dificuldades financeira, materiais e espirituais. Contém as seguintes ervas: aroeira, gengibre, hortelã, picão preto, pau tenente, limão e pitanga.

Na comida de Exu tem azeite, então a gente não come comidas de Exu nesse período de resguardo. (Luís – Taata Kamukeenge).

Não comer amoras e evitar passar embaixo do pé de amora (pertence a Babá Egum).

Exu costuma ser honrado nesse processo, mas também, em ocasiões específicas de oferenda, em que se lhe dá cachaça/aguardente, licor de canela, ou mesmo cidra e champanhe.

O marafo também chamado por marafa (corruptela de malafa) é uma aguardente de cunho religioso, usado principalmente na Umbanda e no Candomblé, muito utilizados em trabalhos e rituais de Umbanda e Candomblé.

Exu pode ser também muito malvado, se as pessoas se esquecem de homenageá-lo. É necessário pois, fazer sempre oferendas a Exu antes de qualquer outro Orixá. A segunda-feira é o dia da semana que lhe é consagrado. É bom fazer-lhe oferendas, neste dia, de farofa, azeite de dendê, cachaça e um galo preto.

Saudação a Exu
Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

Certos Exus apreciam bebidas, charutos e fumos de boa qualidade, outros não possuem tal exigência, sendo de bom grado qualquer bebida ou fumo é bem aceito. Essa variação existe de acordo com a sua linhagem de trabalho.

Exu recebeu a missão fazer a comunicação entre os seres humanos e o plano divino e, como é uma entidade de grande importância, representa o início da comunicação. Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu.

Continuar lendo Qual oferenda Exu gosta?