O que o futebol tem a ver com a matemática?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

A matemática está presente no futebol na elaboração das tabelas de jogos, na geometria do campo e nas diversas estatísticas, que permitem avaliar o desempenho de cada time - média de gols, número de passes errados ou certos, e muito mais.

Mais do que simplesmente marcar os números no placar, as ciências exatas ajudam a prever resultados de jogos, analisar os dados performáticos dos atletas, traçar jogadas e ainda a dosar a carga de treino. E esses são apenas alguns exemplos.

A matemática é essencial para o planejamento de uma equipe!
Todo e qualquer planejamento de uma equipe depende de duas coisas: a primeira é o resultado que se deseja obter ao longo do ano e nos torneios, e a segunda, o prazo para conseguir atingir essas metas.

Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os estudantes gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do estudante.

Sabemos que a Matemática está presente em tudo a nossa volta. Ela está nas pequenas ações que realizamos no nosso dia a dia, como, por exemplo, ir às compra, preparar uma receita, brincar e jogar, contar o tempo no relógio, na música, etc. Assim, investigar situações é a ciência do raciocínio lógico!

Chutes, dribles, arrancadas, cobranças de falta, todos esses itens são ingredientes básicos de uma boa partida de futebol, mas movimento também é uma peça fundamental para a Física, afinal de contas todos esses movimentos se encontram dentro de determinadas leis que conseguem descrever seus comportamentos, por mais ...

O campo é em forma de retângulo, com duas bases nas extremidades. Na grande área, dois retângulos. No centro do gramado, um grande círculo. Perto da área, há um semicírculo.

A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Em Matemática, essa nova perspectiva pode ser muito valiosa, pois permite desenvolver nos alunos competências relacionadas ao pensamento lógico – matemático e a autonomia, ressignificando os conhecimentos adquiridos ao longo de sua jornada escolar.

Lista de jogos matemáticos

  • Sudoku.
  • Torre de Hanói.
  • Ouri.
  • Bingo com operações matemáticas.
  • Cubo de Rubik.
  • Tangran.
  • Amarelinha Matemática.

Segundo Galileu Galilei, a matemática é a linguagem da física, ou seja, a física necessita da matemática para possa se concretizar e apreciar verdadeiramente os conceitos físicos, ou seja, a física não anda sem a matemática.

Conheça abaixo:

  • Jogo de Trilha: construção de sequência numérica. ...
  • Jogo das 10 cartas. ...
  • Boliche para adição, subtração e multiplicação. ...
  • Jogo “tapão da tabuada” ...
  • Jogo mais ou menos. ...
  • Jogo da velha das dízimas periódicas. ...
  • Jogo da memória.

Uma equipe de futebol é formada por três setores: defesa, meio-campo e ataque. Dessa forma, é preciso aplicar um sistema para coordenar cada jogador, transformando o time em uma equipe organizada.

No futebol, tradicionalmente, se utiliza a combinação dos métodos analítico e global, com a utilização de exercícios analíticos no começo da sessão de treinamento e jogo coletivo (método global) no final. Esta combinação ainda é muito utilizada nos dias de hoje.

Estratégia de jogo é aquilo que é modificado taticamente para que as principais ações da equipe adversária sejam melhor neutralizadas ou usufruir de algo não tão bom no adversário.

A utilização de jogos promove uma aprendizagem mais significativa, estimulando o cálculo mental, a dedução de estratégias, o domínio das operações fundamentais, a construção de conceitos e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.

Se não existisse a matemática não teríamos edifícios, pontes, aviões, computadores, etc. Você sabia que o avião só voa devido a equações matemáticas descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII? Pois é.