O que o jogador de tênis deve evitar?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Chocolates, doces, refrigerantes e balas são alimentos ricos em açúcar simples (glicose). O seu consumo pré-exercício pode provocar um aumento rápido do açúcar sanguíneo (glicemia), de cinco a dez minutos após a ingestão, provocando grande liberação de insulina pelo pâncreas.

Antes do jogo, o ideal é consumir carboidratos de rápida absorção, como pão branco, melancia, batata doce ou biscoito. Após a partida, a combinação de proteína e carboidrato serve como ferramenta principal na recuperação de energia e no ganho de tecido muscular.

- manter bons níveis de concentração, explosão, potência e precisão de golpes. Para isto, é necessário comer de 1 a 3 horas antes do início do jogo, o que é importante para garantir a ingestão energética necessária para manter a velocidade e resistência durante o jogo ou treino.

Banana concede energia para o treino
Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino.

Isso gera um aumento na vasodilatação e, como consequência, fornece mais oxigênio para as células. E células mais oxigenadas melhoram o desempenho durante os exercícios”, explica a nutricionista. Além disso, o chocolate é rico em carboidrato, que fornece energia antes do treino.

Jogadores repõem energias com a fruta, que também ajuda a evitar câimbras. A rotina de treinos é pesada, e a perda de calorias é enorme. Para recuperar as energias ainda durante as atividades, os jogadores fazem uso da fruta símbolo do Brasil e de outros países tropicais: a banana.

Os repositores hidroeletrolíticos e bebidas com 6 a 8% de carboidrato (maltodextrina ou bebidas com uma mistura de glicose, frutose e sacarose) são boas alternativas. Os alimentos ricos em carboidrato e pobres em fibras (exemplo: barras e géis energéticos, banana e frutas secas) também podem ser consumidos.

A alimentação do pós-jogo deve seguir a mesma recomendação do antes da atividade física: coma algo leve. A diferença é que dessa vez os carboidratos e proteínas são mais indicados, uma vez que ajudam a repor a energia. Prefira pratos com carne vermelha ou branca, desde que magra, além de saladas.

5 alimentos que “roubam” sua energia

  1. Bebidas energéticas. Embora soe contraintuitivo, bebidas energéticas sabotam sua energia, principalmente se consumidas à tarde ou à noite. ...
  2. Doces. Precisa de uma dose extra de energia depois do almoço? ...
  3. Carne vermelha. ...
  4. Smoothie de frutas. ...
  5. Batata frita.

Alimentos indispensáveis para o aumento de força e massa muscular

  • Banana. Além dos carboidratos e fibras, a fruta também possui vitaminas do complexo B essenciais para a formação de serotonina — neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.
  • Feijão com arroz. ...
  • Aveia. ...
  • Peito de frango. ...
  • Peixes.

A creatina é um suplemento que visa prioritariamente aumentar a sua força e resistência física durante os treinos. Isso faz com que você consiga sair da estagnação, atingindo melhores resultados em performance e em desenvolvimento físico, em menos tempo.

O ideal seria 3 vezes por semana no mínimo, não apenas com aulas, mas jogando partidas para treinar situações e bolas diferentes.

O macarrão, citado pelo goleiro, é uma fonte rica de carboidrato. Por isso, é considerado um combustível para o corpo do atleta.

É importante deixar o seu tênis descansar pelo menos de 24 a 48 horas após o uso e, assim, recuperar-se da pressão exercida sobre o solado.

“O damasco figura, talvez, como a fruta com maior carga proteica (3,67g em uma porção de 100g)”, diz a nutricionista Dayse Paravidino.

Café pré treino é uma ótima opção para quem quer ter mais energia durante a musculação ou diferentes práticas esportivas. De acordo com Carolina, a cafeína ajuda a melhorar a produção de energia no organismo em pouco tempo e garante disposição durante o exercício físico.