O que o professor precisa saber para alfabetizar?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 2 de maio de 2023
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A formação dos professores alfabetizadores precisa contemplar conhecimento sobre os processos pelos quais os alunos aprendem a ler e a escrever, as formas de intervenção, conteúdos e metodologias que podem ajudar o professor alfabetizador em seu trabalho diário com diferentes alunos.

A seguir, veja detalhes dos pré-requisitos para leitura e escrita.

  • Motivação. A criança precisa se sentir motivada para ler. ...
  • Habilidades linguísticas. ...
  • Compreensão das letras/impressão. ...
  • Vocabulário. ...
  • Consciência fonêmica. ...
  • Conhecimento das letras. ...
  • Habilidades motoras.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

E para que isso aconteça é preciso que o professor adote práticas diárias de letramento: Promover práticas diárias de leitura, de livros, de jornais, revistas em sala de aula. Transformar a sala de aula em um ambiente alfabetizador no qual o aluno tenha contato direto com leitura e escrita.

Em sala de aula, desenvolver trabalhos e atividades pautados na colaboração é uma prática bastante rica para o alfabetizar letrando, haja vista que a cooperação entre as crianças é um meio eficaz para favorecer a troca de experiências e a discussão em contextos reais sobre práticas de leitura e escrita.

Como habilidades de comunicação fundamentais para a aprendizagem, escuta, fala, leitura e escrita devem ser desenvolvidas pelos alunos. Além disso, é necessário que estudantes e professores possam medir o desenvolvimento das 4 habilidades comunicativas.

Além de fundamental no processo de alfabetização, a leitura é uma das ferramentas mais poderosas para assegurar uma interação eficaz com o ambiente e para garantir a compreensão do mundo. Dessa forma, ainda nos primeiros meses de vida, é recomendado que essa prática já esteja presente na vida da criança.

Ferrero e Teberosky dividem as fases da alfabetização em quatro principais momentos: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.

O que deve ter na minha sala de aula? * É a referência da criança para a escrita e a leitura; * Em letra bastão (inicialmente) com imagens que fazem relação entre o grafema e o fonema; * Alfabeto de bolso (ou concreto) – com objetos que podem ser manipulados.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Neste artigo, vamos detalhar cada um desses níveis e mostrar quais são suas características.

primeiro. as consoantes mais fáceis de ser ensinadas são aquelas que são fáceis para pronunciar e sustentar o som por um determinado. tempo. eu costumo utilizar assuma topei as para facilitar.

Por isso o ensino de acordo com o princípio alfabético deve ser de maneira direta, lúdica e sistemática, além de sempre começar das letras que têm sons mais fáceis (vogais) para as mais difíceis (consoantes), optando por consoantes que tenham o som mais fácil como, F, M, L, S.

Boa leitura!

  • Acompanhamento das aulas. Cada criança tem o seu próprio tempo, e os educadores estão cientes disso. ...
  • Uso das tecnologias. ...
  • Educação inclusiva. ...
  • Inclusão dos estudos na rotina doméstica. ...
  • Frustração diante das dificuldades. ...
  • Aproximação entre a escola e a família.