O que o sangue sujo pode causar?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 7 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

Mau funcionamento do sistema linfático. Inflamações e infecções. Enfraquecimento do sistema imunológico. Obstrução de artérias e veias.

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Porém, as bactérias tendem a circular rapidamente pela corrente sanguínea e atingir outros órgãos, causando a temida septicemia, ou infecção generalizada, com risco latente de morte por falência múltipla de órgãos se a infecção não for controlada.

A melhor forma de garantir que o sangue está sendo corretamente purificado consiste em beber 1 a 2 litros de água por dia, fazer uma alimentação equilibrada, com poucas gorduras e com bastantes frutas e vegetais, além de fazer exercício físico, pelo menos, 3 vezes por semana.

Sepse ou sépsis (antigamente conhecida como septicemia ou ainda infecção no sangue) é uma doença complexa e potencialmente grave. É desencadeada por uma resposta inflamatória sistêmica acentuada diante de uma infecção, na maior parte das vezes causada por bactérias.

Como a bactéria entra no sangue?

  1. Abcesso dentário (acúmulo de pus na região por causa da uma infecção);
  2. Uso de instrumentos cirúrgicos e agulhas já contaminados em uma cirurgia;
  3. Infecção renal;
  4. Pneumonia;
  5. Úlceras abertas na pele ou outros tipos de feridas;
  6. Infecção do trato urinário.

Essa é a chamada sepse, conhecida popularmente como infecção generalizada. A sepse é a maior causa de morte nas UTIs, chegando a 65% dos casos, no Brasil.

Hemoculturas são colhidas com frequência de recém-nascidos e bebês, que podem não apresentar os sinais e sintomas típicos de sepse. Hemoculturas positivas significam que há bactérias ou fungos na corrente sanguínea, que precisam de tratamento imediato, geralmente em um hospital.

Embora não existam sintomas específicos, são candidatos à sepse todas as pessoas que tenham contraído uma infecção, seja ela por bactérias, vírus ou fungos, e se apresentam com: febre, aceleração do coração (taquicardia), respiração mais rápida (taquipneia), fraqueza intensa e tonturas.

Entre os sintomas das doenças infecciosas, podemos citar febre, dor de cabeça, dor no corpo, dores abdominais, diarreia, náusea, vômito, cansaço, mal-estar, dor ao urinar, corrimento nasal, entre tantos outros.

Geralmente são causadas por bactérias gram-positivas como Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes, entre outras.

Dessa forma, os principais sintomas dessa condição são:

  • Febre alta;
  • Diarreias;
  • Tremores;
  • Calafrios;
  • Náuseas;
  • Redução da produção de urina;
  • Queda da pressão sanguínea;
  • Aumento da contagem de leucócitos e redução do número de plaquetas, nos exames de sangue.
  • Suco de beterraba.
  • Decocção de bardana.
  • Infusão de dente-de-leão.
  • Infusão de urtiga.
  • Infusão de sabugueiro.
  • Suchá de hibisco, limão e canela.
  • Suco verde ou suco detox.

Receitas de chás

  1. Chá de hibisco. O hibisco é um poderoso diurético, capaz de combater prisão de ventre e reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL). ...
  2. Chá de erva-doce. A principal ação da erva-doce é a ação diurética, sendo utilizado para purificar e desintoxicar o corpo. ...
  3. Chá de boldo. ...
  4. Chá de alcachofra.

Infusão de urtiga. Essa é outra excelente infusão depurativa para desintoxicar o sangue naturalmente e eliminar as substâncias tóxicas que podem afetar nossa saúde. Ela não só é diurética, como também é utilizada no tratamento de problemas do fígado e dos rins.

O banho de todos os dias, com água morna e sabonete, serve para eliminar a sujeira (onde moram as bactérias) produzida diariamente. Não é necessário lavar o corpo com esfregão nem arranhá-lo com bucha porque ela tira a proteção natural da pele.

O suco fresco do limão, idealmente BEM acompanhado de alimentos do reino vegetal frescos, maduros e idealmente crus, pode nos purificar (incluso dos excessos de sebos, ranços, graxas...) e alcalinizar nosso sangue até seu ponto ideal, regular.

Frutas, grãos, legumes e verduras colaboram para limpar o organismo. Além de desintoxicar o corpo, eles ainda ajudam com a perda de peso”, conta a especialista. Os ingredientes também regulam o funcionamento do intestino, eliminam a retenção de água e promovem a saciedade após as refeições.

A sepse ocorre quando uma infecção se espalha a partir de um local (por exemplo, os pulmões, a bexiga ou a pele) para o sangue. Idosos e pessoas com outras condições médicas têm maior risco de adquirir esta condição. Os principais sintomas incluem febre, calafrios, confusão, pulso rápido e sonolência.