O que o SAPO tem?

Perguntado por: amaia8 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Predominantemente terrestre, o sapo tem um corpo largo, patas curtas, uma pele enrugada, com um aspecto que lembra verrugas, gelatinosa e fria – temperatura que predomina no corpo dele. Além de pertencer à classe Amphibia, ele faz parte da ordem Anura, categoria que contempla os anfíbios sem cauda.

Os sapos, rãs e pererecas são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais invertebrados e servem de comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos.

Os sapos têm glândulas venenosas em sua pele. Quando pressionadas, liberam uma secreção leitosa e que contém toxinas como, por exemplo, a bufotoxina.

A quitridiomicose é uma doença infecciosa fatal que afecta os anfíbios; esta é causada por um fungo da divisão Chytridiomycota, Batrachochytrium dendrobatidis, especificamente.

O exemplo mais comum de maltrato é as pessoas jogarem sal de cozinha nos sapos que encontram em seus quintais, ou nas pererecas que procuram refúgio nas paredes dos banheiros. É também comum a crença de que o sapo “derrete” quando se joga sal sobre ele. Mas isso não é verdade!

Além disso, o biólogo afirma que o contato direto com o sapo também pode gerar outras doenças. “Os animais que vivem no chão possuem vermes, que podem ser transmitidos, principalmente às crianças que, quando contaminadas, podem levar as mãos sujas à boca”, considera.

Então fique tranquilo porque os sapos não vão te deixar cego! Quem se sentir a vontade para pegar os fofinhos na mão pode até dar um apertãozinho nas glândulas para ver a secreção saindo que não tem problema!

1 – Ânsia de vômito logo após a intoxicação; 2 – Salivação intensa; 3 – Incontinência urinária e fecal, ou seja, o animal faz suas necessidades de forma descontrolada. O efeito do veneno também pode causar hemorragias generalizadas nos cães, e além disso parada cardíaca e até mesmo a morte em pouco tempo.

Os sapos e rãs são atraídos pela umidade, portanto, ao remover qualquer fonte de água do seu quintal, você fará com que a maioria dos animais perca o interesse e procure outro lugar para depositar seus ovos e se abrigar à noite.

“Quando o pessoal fala 'jogar sal no sapo', o que é crime, é como se tivesse jogando sal dentro do nariz do sapo. A pele é altamente vascularizada, o álcool intoxica o animal, mata ele, e o grave do som pode vir até a ruptura dos órgãos, ele morre de uma forma horrorosa”, explicou Isabela.

O macho mede, em média, 13 cm; a fêmea é maior, com 15 cm. E quando se sente ameaçado, infla o corpo de ar para parecer maior do que realmente é. Ainda consegue liberar veneno para escapar do inimigo (confira ao lado).

Com relação ao “xixi”, bom, essa é uma forma totalmente inofensiva (exceto pelo cheiro) de tentar se safar de um predador (ou de alguém que tente pegar o sapo). “Ah, mas esse 'xixi' cega, né?” Não! O “xixi” do sapo não cega, não causa doença, nem mata.

sapo cururu

Características: O sapo cururu é o mais comum na fauna brasileira. Possui duas glândulas de veneno na parte posterior da cabeça que, quando acionadas, espirram um líquido de odor desagradável. O predador que ingerir esse veneno, certamente morrerá, pois é altamente tóxico.

Identificando os sapos venenosos
Acontece que a maioria dos sapos possuem venenos em glândulas de sua pele. No caso do sapo-cururu, o mais famoso na fauna brasileira, duas glândulas de veneno chamadas de paratiroides estão localizadas atrás dos olhos do animal.

Geralmente o veneno possui toxinas que podem causar cegueira, vômitos, dores abdominais, convulsões e até mesmo a morte.

Com gosto semelhante ao frango, a carne de rã tem pouca gordura, bastante proteína e mais cálcio que o leite. O único problema é o preço, que costuma ser salgado.

O coaxo dos anfíbios anuros, em termos científicos, é chamado de vocalização. Na grande maioria das vezes, é o macho quem vocaliza e esta é uma forma de defender territórios e atrair fêmeas e, principalmente quanto à primeira, é também uma forma de economizar energia.

29 destaca que “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida” pode provocar uma pena com detenção de seis meses a um ano, e multa.

É muito mais fácil pegar um sapo com uma bolsa enrolada em sua mão e depois usar suas próprias mãos. Um sapo grande exigirá uma bolsa maior. Você pode ser capaz de realizar tudo o que precisa fazer sem manusear mais o sapo... basta inspecioná-lo através do plástico.