O que o turbo intercooler faz?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O intercooler é uma espécie de radiador que atua resfriando o ar que sai da turbina e, posteriormente, entra no coletor de admissão. O arrefecimento pode ser feito por meio de água, utilizando um sistema circulação próprio, ou mesmo de ar frio, onde o ar quente passa pelas colmeias e é resfriado.

As principais vantagens do Intercooler são o arrefecimento do ar quente comprimido que sai do turbo, aumentando a sua densidade e a redução das temperaturas e carga térmica do motor, o que muitas vezes resulta em chances de mais pressão no turbo e mais potência, mas com segurança.

O intercooler é um trocador de calor, instalado entre turbo e o coletor de admissão. Ele é amplamente utilizado para melhoramento de performance e reduz no consumo de combustível. Ele é encontrado em diversas dimensões e tem uma função semelhante ao do radiador.

O motor turbo tem como objetivo queimar o combustível de forma mais eficiente para alcançar uma maior explosão, graças ao qual obteremos números de torque e potência maiores, aproveitando os gases de escapamento do mesmo motor.

Um turbocompressor funciona com o sistema de escape e pode potencialmente dar ganhos de 70-150 cavalos de potência.

Mede-se em percentagem. Tipos de intercooler: os intercoolers podem ser do tipo ar/ar ou ar/água.

Acredito que você se refira ao turbo. Cuidado, presença de óleo é absolutamente normal, tanto no turbo quanto no intercooler e mangueiras.

Sintomas de falhas do intercooler
Com o tempo, a borracha tenderá a desaparecer e os grampos podem perder a sua força de fixação, o que pode resultar em fugas do ar comprimido. Isso resultaria num baixo desempenho do carro, podendo até ouvir um som 'sibilante' relativo ao vazamento de ar ao conduzir.

Uma das grandes vantagens dos motores turboalimentados é a atuação. Motores com este dispositivo podem obter mais potência com menos deslocamento. A desvantagem é realmente no combustível, porém os periféricos utilizado para funcionar um motor turbo é bem maior que um aspirado.

As melhores opções em turbinas para carros

  • Turbina BorgWarner. A BorgWarner é uma marca com quase um século de experiência no desenvolvimento de turbinas para veículos de passeio, veículos comerciais, motores industriais, de locomotivas ou náuticos. ...
  • Turbinas Garrett. ...
  • Turbinas Holset. ...
  • Turbinas Master Power.

Em linhas gerais, a ideia de um turbocompressor é aumentar a quantidade de ar que será queimada junto ao combustível. À medida que ocorre a combustão completa dessa mistura, o veículo ganha em potência, que trata da relação entre o aumento de energia no menor intervalo de tempo.

Qual é a diferença entre um intercooler e um radiador? O papel do intercooler é reduzir a temperatura do ar de admissão do motor, enquanto o radiador é diminuir a temperatura de todo o motor.

Restrições na entrada de ar através da obstrução dos filtros ou mangueiras dobradas, bem como dutos de alimentação reduzidos, favorecem o surgimento de altas temperaturas de escape. Ambas as condições juntas podem provocar até a quebra da carcaça da turbina, do eixo ou rotor do compressor.

Como funciona uma turbina para motor a diesel? Basicamente, a turbina funciona comprimindo o ar do motor a diesel para dentro dos cilindros – processo reverso do motor convencional, em que o ar é aspirado.

“Normalmente, motores turbo aproveitam melhor gasolinas de alta octanagem, independentemente de serem aditivadas ou não. Além disso, algumas aditivadas possuem componentes redutores de atrito.

São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel. Quanto tempo dura um motor turbo? Os turbinados de fábrica ultrapassam 200 mil km ou 300 mil km sem nenhum problema.

no Manual tem um Olha só pessoal então se você tem um carro com motor turbo aí pode ficar tranquilo pode utilizar o etanol tranquilamente.

Remap: perde a garantia de fábrica o carro após o remapeamento? O remap, como você pode perceber ao longo deste conteúdo, é uma reprogramação no controle do veículo. Assim, por modificar suas características e condições de fábrica, o veículo perde, sim, a garantia após o remapeamento.

Quanto é para fazer um remap? Os valores de um remap no mercado podem variar de R$900,00 a até algo em torno de R$7.500,00 reais dependendo do veículo, do modelo, da categoria, etc. O que varia também na precificação é o tipo de stage, que pode ser: stage 1 e stage 2.

R: Para stage 1 os ganhos obtidos variam de acordo com a capacidade mecânica de cada. Em regras gerais os ganhos ficam entre 10% para os motores aspirados e 30% para os motores sobrealimentados (turbo).

Funcionamento. Como o intercooler (turbo cooler) é um trocador de calor, ele necessita de um meio que "retire" o calor do ar comprimido. Assim temos os intercoolers ar/ar e ar/água.