O que os conservantes fazem no corpo?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Quais são os prejuízos para a saúde? Quando consumidos em excesso, esses aditivos podem causar alergias, doenças cardiovasculares, além de doenças no intestino, problemas gástricos e até doenças mais graves como câncer.

Os conservantes são uma classificação de aditivos, eles possuem a função de aumentar o tempo de vida útil de um alimento, procurando manter suas propriedades organolépticas, físicas e químicas. Eles atuam diretamente no produto, protegendo-o de microrganismos e reações que possam deixá-lo impróprio para o consumo.

O uso de conservantes na alimentação é comum, porém, algumas substâncias encontradas são prejudiciais à saúde humana e podem acarretar inúmeras situações como alergias, problemas gástricos e doenças mais graves como câncer.

Aqui vai uma lista dos cinco piores:

  • Benzoato de Sódio. Conservante de alimentos associado ao câncer e à hiperatividade nas crianças. ...
  • BHA e BHT (Butil-hidroxianisol butilado e hidroxitolueno) Um conservante que impede a quebra de gorduras. ...
  • MSG (glutamato monossódico) ...
  • Adoçantes artificiais. ...
  • Bromato de potássio.

Ácido sórbico e seus derivados

  • queijos;
  • carne;
  • produtos a base de peixe;
  • pães;
  • e produtos de confeitaria.

Os conservantes de alimentos ajudam a manter o valor nutritivo e características como aparência, consistência e sabor. Alguns exemplos tradicionais são o vinagre e o sal, que, por serem ótimos antimicrobianos, fazem parte da cultura de conservação há séculos.

Segundo a nutricionista da Dr. Schär, Inês Camila Alves, a única forma de se identificar a presença de conservantes no alimento é lendo a lista de ingredientes do produto, pois o fabricante tem a obrigação de mencionar todos os ingredientes usados para a fabricação do mesmo.

O ácido benzoico e seus sais
Em função do seu baixo custo, o ácido benzoico e seus sais são os conservantes alimentícios mais usados.

Tipos de conservantes
Antimicrobianos: atuam inibindo ou matando micro-organismos que possam alterar a qualidade do produto. Antioxidantes: impedem que o produto oxide, ou seja, que reaja com o oxigênio.

Acerca dos conservantes, são positivos porque permitem maior durabilidade dos alimentos, mas são considerados perigosos à saúde humana, em decorrência de sua compsição química.

Escolher conservantes que atuem contra bactérias, fungos e leveduras, promovendo um maior prazo de validade para o alimento. A análise destes fatores além de evitar a perda de tempo e dinheiro, garante a segurança do consumidor.

Em geral, quanto mais processados forem, menor seu valor nutricional e maior a quantidade de substâncias nocivas à saúde. Alimentos ultraprocessados tendem a apresentar elevados índices de sódio e de açúcar, que podem causar doenças como hipertensão e diabetes.

No entanto, um único aromatizante artificial pode ser uma combinação de vários produtos químicos, muitos dos quais são derivados de petróleo, podendo causar problemas como coceiras, alergias e tonturas em alguns indivíduos. Alguns aromas artificiais podem também afetar o RNA, tireóide e os níveis da enzima no sangue.

Os conservantes são substâncias de origem natural ou sintética, cuja principal função é impedir o desenvolvimento de micróbios (bactérias e fungos). Eles são amplamente utilizados para evitar a contaminação microbiana de alimentos, medicamentos ou produtos cosméticos.

BHT e BHA (Hidroxianisol Butilado e hidroxitolueno butilado) Trata-se de conservante utilizado para impedir a deterioração de determinadas gorduras. Se for ingerido sem qualquer controle, o processo cancerígeno pode ser acelerado ou mesmo se iniciar.