O que os escravos buscavam com a prática da capoeira?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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Como eram proibidos de praticar qualquer tipo de luta, a música foi utilizada como uma maneira de disfarce, dessa maneira ela poderia ser percebida como uma dança. Além disso, acredita-se que a prática da capoeira tinha como objetivo aliviar o estresse do trabalho e manter tradições africanas.

Grupos de negros ou homens pobres de todas as origens, portando facas e navalhas, atravessando as ruas em “correrias”, ou indivíduos isolados, igualmente temidos, conhecedores de hábeis golpes de corpo que passaram à tradição como “capoeira”, os “capoeiras”, como eram chamados, faziam parte integrante da cultura ...

O objetivo do jogo é derrubar o adversário. O berimbau, principal instrumento que proporciona o som característico, é construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça. A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista.

Porque a capoeira era usada pelos escravos, mas era disfarçada como dança, por isso é um simbolo de resistência, resistência contra a escravidão naquele período.

A capoeira sempre representou um perigo à sociedade vigente, pois transformava o corpo de um negro escravizado ou livre em uma arma. Em outras palavras, uma luta corporal que fortalece e ensina a derrubar seu adversário pode ser extremamente perigosa para o regime escravocrata baseado na opressão e violência racial.

Os escravos vieram cantando para o Brasil. Fontes históricas do século XVIII indicam que, nos navios negreiros, os capitães encorajavam a dança e a música entre a tripulação de cativos. Era uma forma de reduzir o risco de depressão e morte durante a viagem – ou seja, uma forma de evitar o prejuízo dos mercadores.

Seguindo as diretrizes da publicação Salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira – Apoio e Fomento, IPHAN, novembro de 2017, o Grupo Senzala de Capoeira pretende atuar na Salvaguarda da Capoeira, através de um inventário das características, práticas e fundamentos da capoeira que vem praticando, ...

As condições em que viviam os negros durante a escravidão eram desumanas. Tentar manter a dignidade e suas tradições era a única coisa que restava a eles. Para enganar os senhores, os escravos continuavam praticando suas crenças disfarçadas de cantigas e danças. Dos gestos que faziam nesses rituais, surgiu a capoeira.

A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

Criada no Brasil pelas pessoas escravizadas, a Capoeira nasceu entre os negros africanos que trabalhavam nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café e casas dos senhores de terra.

Nessa perspectiva filosófica, a capoeira pode ser definida como: (1) uma física dos devires vitais; (2) um espaço de fuga; (3) uma temporalidade da graça ou do Kairos; (4) uma anatomia do corpo sem órgãos; (5) uma dinâmica do gesto que se desdobra ao infinito; (6) uma ética do jogo, que também é uma ética do virtual; ( ...

Os fundamentos do esporte da capoeira são respeitar os professores, além de obedecer os instrumentos de precursão e o seu ritmo. Manter a calma, zelar pela segurança de todos os participantes e jamais utilizar os movimentos para arranjar brigas.

A Capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e intricados. Utiliza principalmente de movimentos feitos junto ao chão ou de cabeça para baixo. Os golpes mais comuns são: chutes, rasteiras, cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

A capoeira iniciou como uma luta para expressar resistência dentro das senzalas. Os escravos criaram a capoeira como uma forma de se proteger da violência e punição dos colonizadores brasileiros. Eles eram frequentemente alvos de agressões e atrocidades dos senhores de engenho.

Mesmo após a abolição da escravidão, a Capoeira, por sua força, continuou a ser perseguida, inclusive passou a ser considerada crime no Código Penal, através do Decreto 847, de 11 de outubro de 1890.

Essa condição durou até 1937, quando a capoeira foi descriminalizada e dada a característica de esporte nacional pelo presidente Getúlio Vargas. Isso ocorreu por dois fatores importantes.

Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado)
Mestre Bimba foi o maior capoeirista de todos os tempos, o libertador da capoeira, o paladino da cultura negra, o criador da luta regional baiana (cognome sob o qual a capoeira foi liberada, na década de 1930, pelo interventor da Bahia, Ten.

De acordo com a Unesco, a capoeira é símbolo da resistência negra no período da escravidão, e seu reconhecimento reforça a relevância de uma das manifestações populares mais expressivas da cultura brasileira e valoriza a influência da herança africana na nossa cultura.