O que os filhos de Omolu não podem comer?

Perguntado por: aramires . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Por isso os crustáceos são quizilas de Omolu, não se pode comer o que serviu de chão, de terra, para esse orixá.

Oferenda para Omulu
O Orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.

Os filhos de Obaluaê são pessoas sérias, caladas, ingênuas, temperamentais e tendem a ter problemas de saúde, como depressão, manchas na pele ou dores no corpo, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto. São muito dedicados em tudo que se comprometem em fazer, em especial ao trabalho.

São Lázaro

No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro. O primeiro santo tem o seu martírio ligado a toda uma vida dedicada ao tratamento dos que eram acometidos pelos males da Peste Negra.

Têm grande apreço pelo trabalho, valorizando-o, mas parecem estar sempre prontos (as) para a mudança. No negativo, os filhos e filhas de Omulu tornam- -se pessoas pessimistas e teimosas, que adoram exibir os seus sofrimentos e que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

"Omolu se cobria todo de palhas por seu corpo ser marcado por chagas. Vendo isso, Oyá soprou seus ventos e transformou as feridas em pipocas, mostrando ao mundo a beleza desse orixá. É simbólico para nós: o ato de transmutar uma situação difícil em algo que nos alimenta o corpo", explica o sacerdote.

Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.

Mesmo em sua qualidade de guerreio, Omolu se apresenta com o poder sobre as doenças e sobre as curas. A varíola com suas marcas indeléveis no corpo, não é a única enfermidade que Obaluaê controla, ele é o senhor das moléstias e das curas em geral.

A história de Omolú e o sincretismo com São Lázaro e São Roque. Responsável pela terra, pelo fogo e também pela morte, Omolú é considerado o mais temido Orixá entre todos os outros. Sua força e poder de controlar a passagem dos seres de um plano para outro é o que o torna temido entre os seres humanos.

Além disso os filhos de Obaluaê são denominados omolussi. Seu tabu, ou quizila, é o de ir a funerais, sendo proibido para eles tal ato. As cores das contas dos filhos de Obaluaê são o vermelho o branco e o preto.

Suas oferendas são pipocas estouradas com areia da praia ou azeite de dendê e coco e são entregues em um alguidar de barro. Sua energia está relacionada com o elemento terra.

As frutas são: uva verde, pera, damasco, maçã, melão, coco verde.

Modo de Fazer: coloque a pipoca na panela escolhida junto com óleo ou azeite e estoure o milho. Após ser estourada, a reserve no recipiente e deixe-a esfriar. Ferva a água e a acrescente na pipoca estourada como se fosse fazer um chá de pipoca.

Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Número: 13 (Odù éjì ológbon: razão).

Foi adotado por Iemanjá, que cuidou dele até sua idade adulta. Omolu anda sempre curvado, carregando o xaxará, um bastão feito de palha e conchas.

Segunda-feira: Exu e Omolu. e Omolu. folha da bananeira.

Omolu é representado pelo Sáworo (tornozeleira). Dia: segunda-feira, bom para benzeduras. Oferenda: Ádùn pélù oyin: milho pilado com mel.

Omolú seria rei dos Tapas, originário da região de Empé. Em território Mahi, no antigo Daomé, chegou aterrorizando, mas o povo do local consultou um babalaô que lhes ensinou como acalmar o terrível orixá.

Filhos e Filhas de Omulu
São pessoas sempre prontas para ajudar. Prestativas, costumam ser as primeiras lembradas quando alguém precisa 'de uma mãozinha'. chegar! também são características logo notadas.