O que os jogos de raciocínio desenvolvem?

Perguntado por: ucastro5 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Os jogos de raciocínio são excelentes ferramentas para desenvolver a performance do cérebro, principalmente porque estimulam várias partes desse órgão no enfrentamento de desafios, níveis e etapas.

Os jogos de raciocínio se tornam metáforas, especialmente para crianças. Elas conseguem entender habilidades como tomada de decisão ou resiliência com clareza. Todas elas podem e devem ser aplicadas em qualquer contexto da vida real.

Tetris, Sudoku e até mesmo Candy Crush Saga são alguns exemplos de jogos para estimular o cérebro. Eles melhoram a agilidade, a memória e o raciocínio, assim como a capacidade de tomar decisões e criar soluções rapidamente.

Os jogos didáticos têm grande importância no desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois atuam no processo de apropriação do conhecimento, permitindo o desenvolvimento de competências, o desenvolvimento espontâneo e criativo, além de estimular capacidades de comunicação e expressão, no âmbito das relações interpessoais, ...

Os jogos cognitivos podem manter, reabilitar e até desenvolver novas habilidades cerebrais nos idosos. Por isso, esse artigo traz as ferramentas principais para que sejam cada vez mais implementadas técnicas de estimulação e reabilitação cognitiva.

Continue lendo e veja por que ela é uma excelente alternativa para a formação do seu filho!

  1. Criatividade. ...
  2. Trabalho em equipe. ...
  3. Raciocínio lógico. ...
  4. Resolução de problemas. ...
  5. Comunicação. ...
  6. Pensamento abstrato. ...
  7. Resiliência.

Do ponto de vista cognitivo, os jogos trazem inúmeros benefícios, pois trabalham a concentração, criatividade, memória, raciocínio lógico, atenção e planejamento.

Jogando a criança experimenta, inventa, descobre, aprende e confere habilidades. Sua inteligência e sua sensibilidade estão sendo desenvolvidas. A qualidade de oportunidades que são oferecidas à criança por meio de jogos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem.

Em outras palavras, os jogos educativos têm um poder maior de fixar o aprendizado e envolver os estudantes no ambiente escolar. Além disso, há ganhos visíveis em criatividade, autonomia e concentração — sem falar que os games potencializam o raciocínio lógico e o pensamento crítico.

Os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades; levam-nas a conceberem a matemática como uma disciplina prazerosa e proporcionam a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno.

Quando usamos o raciocínio lógico? Sempre que precisamos resolver um problema de maneira sequencial ou criar uma argumentação usamos essa habilidade. Além disso, esse raciocínio evita uma taxa menor de erro e é por isso que existe a importância em desenvolvê-lo o quanto antes.

Tomada de decisões
O raciocínio lógico matemático também é relevante para analisar situações de modo mais abrangente, ajudando a tomar decisões de forma mais consciente, com foco não apenas no presente, mas no longo prazo.

Raciocínio lógico: 5 jogos numéricos para estimular o cérebro

  1. 2048. Há alguns anos o game 2048 se tornou um sucesso instantâneo na Play Store, chegando a figurar na lista dos jogos mais baixados em 2015. ...
  2. Math Riddles. ...
  3. Sudoku: The Clean One. ...
  4. Mestre da Matemática. ...
  5. Truques Matemáticos.

O trabalho pedagógico com jogos é importante porque proporciona desenvolvimento da autoestima, interação (professor-aluno, aluno-aluno e aluno comunidade), desenvolvimento das competências cognitivas, autorreflexão, desenvolve a autonomia, a criatividade, auto avaliação, concentração, limites, respeito, antecipação, ...

O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.

O uso pedagógico de jogos em sala de aula estimula a construção mais completa do pensamento significativo e o convívio social, levando a superarem obstáculos em equipe. Podemos refletir sobre o papel do brinquedo no desenvolvimento e na formação social da mente segundo escritos de Vygotsky (1998).

Os jogos de memória são uma excelente oportunidade para as crianças melhorarem suas habilidades cognitivas. Isso porque eles aprendem a reconhecer objetos, pessoas, animais, etc. por meio da posição da carta. Além disso, também proporciona estimulação visual e atrai a atenção das crianças.

Novas pesquisas indicam que jogos mentais como aplicativos de treinamento cerebral podem ajudar a melhorar a memória e reduzir o risco de demência. Juntá-los a outros fatores, como esportes mentais e atividades cardiovasculares, podem ser a chave para uma boa saúde mental.

  1. Apostar em atividades que estimulem o raciocínio e a concentração. ...
  2. Investir nas brincadeiras ao ar livre. ...
  3. Incentivar a prática da leitura. ...
  4. Praticar o alfabeto com a criança. ...
  5. Apostar em atividades extracurriculares. ...
  6. Priorizar o uso consciente da tecnologia.