O que os Millennials consomem?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Os Millennials preferem experiências a ótimos produtos e bens de consumo. Eles preferem gastar o dinheiro com o viver do que com o possuir. Por isso, marcas que oferecem uma experiência única e um ótimo atendimento ao cliente tendem a se destacar.

Millennials de sucesso valorizam espaços abertos
Eles gostam de atividade ao ar livre. Valorizam parques, suas bicicletas, caminhadas, etc. Academias e espaços corporativos muito fechados, com poucas janelas e regras muito rígidas não os atraem.

Prezam pela liberdade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Gastam com viagens, estudos e produtos tecnológicos. São conectados e usam celulares também para o consumo. Possuem renda maior do que a dos pais na mesma idade .

Os Millennials, ou geração Y, são conhecidos por sua criatividade, sede por aprendizado e ambição. Essa geração cresceu cercada por novas tecnologias, grande fluxo de informações, surgimento de novos ambientes online e o desejo pelo sucesso profissional.

Millennials

Millennials é a geração que está mudando a forma de consumo em todo o mundo. Mais de 2 bilhões de pessoas têm entre 20 e 40 anos e formam a geração mais numerosa e influente no mundo.

Isso aponta para hábitos de consumo mais digitais, com preferência para as experiências de compra proporcionadas pelas marcas acima de outros quesitos, como preço, por exemplo. Outro ponto importante é que os pais dessa geração são mais presentes.

“Embora a Geração Z seja conhecida por seus hábitos de lanches, eles gostam de comer sobremesas na companhia de outras pessoas. No Brasil, os consumidores de 16 a 24 anos costumam comer sobremesas/doces quando comemoram uma ocasião especial em casa (59%) ou fora de casa (56%).”

A Geração Z tem se mostrado ativa também em outros setores, e liderado a expectativa de aumento do consumo em áreas como varejo, saúde e investimentos. Neste primeiro trimestre de 2023, 37% da Geração Z espera gastar mais em compras no varejo físico e/ou online, em comparação com 26% de todas as outras gerações.

Boa parte das compras realizadas pela geração Y é realizada no meio online. Esse tipo de consumidor faz compras dos mais variados tipos, desde livros, videogames, produtos digitais, equipamentos eletrônicos, roupas, calçados, equipamentos esportivos a alimentos e utensílios domésticos.

Eles são considerados a geração mais antenada em política e economia, uma vez que vivenciaram três grandes crises, portanto, têm maior facilidade de entender as questões sócio econômicas e políticas ao redor do mundo. Além disso, foi observado que os Millennials têm uma atração maior pelo empreendedorismo.

Características da Geração Y (Millennials)
Procuram informações imediatas e de modo fácil; Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, por isso trocam mais de empregos; Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios; Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);

Continue a ler para conhecer os pilares essenciais do sucesso de tal empreendimento.

  1. Entenda como a Geração Y se comunica. Mostrar a eles um anúncio padrão com um rosto sorridente e slogan cativante não fará uma venda. ...
  2. Oferecer ajuda em vez de um discurso de vendas. ...
  3. Misture o componente emocional. ...
  4. Seja transparente.

Essa geração já nasceu num mundo bastante tecnológico e com uma qualidade de vida maior em virtude dos tempos prósperos, o que lhes conferiu autoconfiança e a busca pelo sucesso financeiro e independência pessoal. Tiveram maior tempo de estudo que a antecessora e, portanto, um maior desenvolvimento intelectual.

Dificuldades com a hierarquia
É comum que o profissional da geração Y enxergue seus superiores apenas como colegas de trabalho e tenha grandes dificuldades para se submeter à hierarquia tradicional. Para setores de RH, isso é um verdadeiro desafio, pois os jovens que chegam ao mercado têm pouca predisposição à escuta.

Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

A geração atual, os que nasceram depois de 2010, é classificada com a expressão "geração Alpha".

Ele argumenta que o modelo de transferência de riqueza intergeracional, no qual a geração millennial se tornaria a geração mais rica por herança, faz sentido apenas para o grupo do 1% mais rico do mundo. "Aplica-se a pessoas que têm tanto que não conseguiriam gastar toda sua riqueza", explica o pesquisador.

Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais ...

Assim temos: Consumo essencial e supérfluo: diz respeito às necessidades primárias do indivíduo como a alimentação, vestuário e lazer. Já o supérfluo é tudo aquilo que não é prioritário a nossa existência. Consumo individual e coletivo: é aquele exercido por uma só pessoa, quando esta adquire bens para uso exclusivo.

As diferenças geracionais são ainda mais importantes em termos de consumo: enquanto a geração X consome status, e os millenials consomem experiência, os mais jovens consomem verdade. Por isso, são considerados a “True Gen”, a “geração da verdade”.

Continuar lendo Como atrair millennials?