O que pode abrir no dia 7 de setembro?

Perguntado por: eornelas5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os hospitais, serviços de saúde de emergência e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Sistema Único de Saúde (SUS) funcionarão normalmente no feriado. As farmácias e drogarias também poderão abrir na quarta-feira, pois se enquadram na lista de serviços essenciais.

Comércio e shoppings
Segundo a entidade, feiras, farmácias, supermercados, bares e restaurantes operam sem alterações de horário. Os shopping, segundo a federação, funcionam normalmente na quarta-feira (7). Apenas lotéricas de rua fecham durante a data, mas as unidades localizadas em shoppings podem operar normalmente.

Bancos, serviços de energia e água não terão atendimento presencial. Já o metrô, trens e barcas funcionam em horários especiais. O feriado do Dia da Independência, 7 de setembro, desta vez cai no meio da semana, em plena quarta. Por isso, comércio e serviços divulgaram esquemas especiais para a data.

Os outros feriados bancários são: Sexta-feira Santa (07 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1 de maio), Corpus Christi (8 de junho), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de ...

A cidade de São Paulo sofrerá alterações no expediente devido ao feriado de Independência do Brasil, na próxima terça-feira (7). Os serviços essenciais serão mantidos, como hospitais e feiras livres, mas outros atendimentos podem se ajustar a horários mais enxutos por conta da data.

O comerciante pode abrir seu estabelecimento, se for trabalhar com a família. Bancos, instituições financeiras, repartições públicas e demais segmentos funcionam normalmente. O consumidor deve estar atento a esta data para evitar transtornos ao deparar-se com o comércio da cidade fechado.

No Dia do Comérciário, as lojas e os quiosques dos shoppings ficarão fechados, assim como os pontos de comércio popular de rua. Já os locais de alimentação vão funcionar em horários distintos, conforme o estabelecimento. As informações são da Agência Brasil.

No feriado, os shoppings funcionam em horário especial.
O horário varia de acordo com a convenção coletiva estabelecida com o sindicato dos trabalhadores.

Supermercados, farmácias, bares e restaurantes podem funcionar normalmente, informam o Sindsuper-DF, o Sincofarma-DF e o Sindhobar-DF. Fica a cargo do proprietário do estabelecimento a decisão de abrir.

Comércio e shoppings
Bares, restaurantes e supermercados podem abrir no feriado, a depender da decisão do estabelecimento. As Farmácias abrem normalmente durante o feriado e fim de semana. Feiras de hortifrúti, peixarias, óticas e papelarias têm funcionamento opcional.

A Fecomércio-DF autorizou o comércio a funcionar durante o feriado. Os shopping centers podem funcionar de 13h às 19h. No caso dos estabelecimento de rua, caberá aos proprietários das lojas decidir pela abertura. Hospitais e as unidades de pronto atendimento (UPA) vão atender em regime de plantão.

Do feriado da Independência até o fim do ano não vão faltar datas para você fazer as malas e cair na estrada. Depois do dia da Independência (7 de setembro, quinta-feira), será a vez de nova folga prolongada com o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, também na quinta-feira).

7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil. 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida.

Os bancos devem funcionar de 2ª a 6ª feira. Nenhuma agência precisa abrir aos sábados, nem aos domingos e feriados.

Qual o horário de funcionamento dos bancos? De forma resumida, boa parte dos bancos tradicionais tem o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Hoje é Feriado Municipal nas seguintes cidades:

Chapadao Do Ceu-GOItaporanga-SP
Nilopolis-RJSao Joao De Meriti-RJ
Nova Londrina-PRPaulo Ramos-MA

Se o segundo semestre de 2022 foi cruel com as folgas, em 2023 vai ser diferente. Os feriados da Independência (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de Finados (2 de novembro) vão ser todos em quintas-feiras - lá se vão mais 4 dias de folga paraa cada um deles.

O rodízio de veículos na cidade de São Paulo está suspenso nesta segunda-feira (6) e também no feriado do dia 7 de Setembro.