O que pode acontecer se eu tiver multas de trânsito no meu CPF?

Perguntado por: rgouveia9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Assim como qualquer outra dívida com o governo, uma multa pendente vai parar na dívida ativa, que pode resultar em impedimento de obtenção de financiamento ou empréstimo, inclusão do CPF nos birôs de crédito, como a Serasa.

Ou seja, 3 anos sem que o condutor tenha sido notificado. No que diz respeito à multa de trânsito, como já referimos, o prazo para notificação é de dois anos. Se ao fim de dois anos não foi notificado, a multa prescreve.

A consulta às multas de trânsito é realizada pela internet. O procedimento permite que os condutores confiram os detalhes de cada infração. Motoristas de todo o Brasil precisam ficar atentos às regras de trânsito para evitar problemas com a sua permissão.

O pagamento pode ser realizado via PIX ou cartão de crédito, sem necessidade de imprimir guia (boleto) em papel. Também é possível pagar via internet banking . Se preferir pagar na rede bancária, e caso o valor seja inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais), o pagamento, nessa hipótese, é exclusivamente no Banco do Brasil.

A multa de trânsito prescreve em cinco anos. Conforme o artigo 33 da Resolução Contran nº 619/2016 (que foi alterada em alguns pontos pela Resolução nº 845/2021):

Pode rodar com multa vencida? Sim. O carro não pode ser apreendido por não pagamento de multa de trânsito. No entanto, como visto anteriormente, a multa atrasada impede o licenciamento.

Você pode solicitar à autoridade de trânsito para que a multa seja substituída por uma advertência. QUAL A VANTAGEM? Com isso, você não precisará pagar a multa. O procedimento encontra-se em vigor, a substituição da multa por uma advertência escrita está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

O parcelamento pode ser realizado por meio de cartão de crédito, por instituições integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

1 ano

Cada pontuação tem o prazo de validade de 1 ano a contar da data da infração. Após esse período, os pontos expiram. Caso o motorista atinja o limite máximo de pontos na carteira dentro desse prazo de 1 ano, ele pode ter a CNH suspensa, ficando sem permissão para conduzir veículos durante um período de 6 meses a 1 ano.

Muitas vezes as pessoas nos procuram perguntando por que a multa não apareceu no site do Detran. O que muita gente não sabe é que o Detran só administra as multas que são emitidas e vinculadas a ele. Dessa forma, as multas que são emitidas por outros órgãos não aparecem no site do Detran.

Vale lembrar que na CNH definitiva, a nova lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode receber durante um período de 12 meses. Antes da mudança, o limite era de 20 pontos neste período, agora o limite passa a ser de 40 pontos. Porém, não são todos os motoristas que podem atingir os 40 pontos na CNH.

A multa pode ser direcionada ao: Proprietário do veículo: responsável pela infração cometida em seu veículo durante a condução. Condutor: responsável pelas infrações decorrentes de atos praticados na direção do veículo.

Não podem ser transferidas as multas em que o condutor foi abordado e autuado em flagrante, sendo identificado no momento da infração pelo agente. Nesses casos, não é possível indicar condutor nem passar os pontos referentes à multa para outra pessoa habilitada. Como posso recorrer a uma multa?

12 meses

Os pontos na CNH expiram após 12 meses corridos. Isso significa que os pontos lançados na CNH em 12 de julho de 2022 expirarão em 12 de julho de 2023. É o período de 12 meses que compreende o somatório de uma pontuação que pode gerar uma punição pelo atingimento do teto de pontuação permitida.

Principais consequências de cair na malha fina
A Receita Federal não perdoa: quem cai na temida malha fina tende a pagar entre 20% a 75% sobre o total do imposto devido.

A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal - clique aqui para acessar a página específica. É preciso inserir o número do CPF e a data de nascimento, clicar em "não sou um robô" e em seguida em "consultar".

Diferente do que alguns acreditam, infrações cometidas durante o processo de formação não podem ser utilizadas como óbice para a emissão da CNH definitiva.

Para ter direito ao desconto de 40% nas multas de trânsito, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro no gov.br e aderir ao SNE no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Presencialmente ao Detran
Sendo assim, basta levar sua CNH até o local e fazer a solicitação de consulta, de forma gratuita.

Consiste na consulta online a dados das infrações do cidadão que está logado no Portal de Serviços SENATRAN. Através desta consulta, o cidadão pode obter o histórico e o detalhamento de infrações. A consulta de infrações pode ser feita por infrator ou por veículo.