O que pode causar a falha do anticoncepcional?

Perguntado por: arebelo4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Erika Kawano, ginecologista e obstetra da Clínica Mantelli, a maioria dos casos que o contraceptivo falha é por conta do comportamento humano. “Há mulheres que esquecem do horário e dia de tomar ou após a pausa em que ocorre a menstruação não recomeçam a nova cartela na data correta.

Implante hormonal – índice de falha 0,1%; Anel vaginal – falha de 0,1%; Adesivo anticoncepcional – índice de falha 0,1%; Pílula do dia seguinte – falha entre 5% a 20%.

Isso significa que cerca de 9 em cada 100 mulheres correm o risco de engravidar em um ano de uso da pílula. Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional. Inclusive porque existem diversos fatores que podem diminuir a sua eficácia e, às vezes, resultar em uma gravidez indesejada.

Diarreias e vômitos muito intensos podem diminuir a absorção da pílula e, com isso, o efeito pode ser reduzido. Então quem está com esses sintomas deve redobrar a atenção. “Caso a pílula tenha sido perdida no vômito, por exemplo, é necessário ingerir outra em condições ideias”, explica Eliano.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à existência de período fértil em pessoas que recorram a anticoncepcional oral, mas a resposta é não, quem toma pílula anticoncepcional de maneira regular não tem período fértil, dado que não há ovulação e, por conseguinte, não há óvulo para ser fecundado.

Neste cenário, há alguns sinais que podem indicar a diminuição na eficácia como ausência de menstruação ou pequenos sangramentos fora do período menstrual, sendo este um dos sinais mais claros de que a mulher não está tendo a quantidade de hormônios que precisa todos os dias.

A eficácia das pílulas anticoncepcionais relaciona-se diretamente à sua forma de administração, ou seja, esquecimento na ingestão de comprimidos e irregularidades na dosagem. Por isso, para garantir a eficácia de pílula é importante não se esqueça de tomar e procurar tomar sempre no mesmo horário.

Anticoncepcionais não hormonais
O chamado Dispositivo Intrauterino tem índice de falha de apenas 0,1% e por isso, tem ganhado popularidade entre as mulheres.

Como já foi falado, nenhum contraceptivo é 100% seguro e mesmo tomando certinho podem ocorrer falhas, ainda que as chances sejam mínimas. Com uso perfeito, a taxa de falha dos anticoncepcionais é de apenas 0,3%.

Se você esqueceu-se de tomar uma pílula da cartela, tome-a assim que se lembrar, desde que se respeite o período máximo de até 12 horas do horário habitual de tomada. Se esse período for maior que as 12 horas, existe a orientação conforme a semana em que ocorreu o esquecimento.

Se a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional, isso não é motivo para se preocupar. Aliás, muitas mulheres nem fazem a pausa, emendam uma cartela na outra (depois de conversar com o médico sobre isso, claro).

Se deixar de tomar por um dia ou esquecer por mais de 12 horas, pode acontecer uma queda dos níveis constantes de hormônios do anticoncepcional. Assim pode acontecer a ovulação. Normalmente, o prazo máximo para que se possa tomar o anticoncepcional seguramente sem problemas maiores é de 12 horas.

Como eu sei que estou grávida? Conheça os principais exames

  1. Beta HCG. Trata-se de um exame de sangue capaz de detectar a gravidez logo no início, com cerca de 5 dias de atraso menstrual. ...
  2. Teste de farmácia (urina) ...
  3. Ultrassonografia do útero (ultrassom obstétrico)

Dá pra sentir sintomas da ovulação tomando anticoncepcional? Não. Essa é uma dúvida frequente, mas a verdade é que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional não ovulam.

Posso engravidar na pausa de uma cartela para outra? Não, o período de pausa, seja ele de 4 ou 7 dias, não significa que o efeito contraceptivo esteja suspenso. Não é preciso utilizar camisinha na pausa se o anticoncepcional tiver sido tomado de forma correta no ciclo anterior.

O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco e é estimulado pelo estrogênio; portanto, pode ter seu volume aumentado em períodos onde há maior estimulação hormonal, como na gravidez, uso de anticoncepcionais à base de estrogênios, no meio do ciclo menstrual, perto da ...

Ou seja, depois que a gestação começa, ele não tem mais efeito. Portanto, se a mulher estiver grávida sem saber e tomar a pílula do dia seguinte, não há risco de aborto.

De fato, estudos têm mostrado que as injeções anticoncepcionais têm um menor efeito sobre a pressão arterial, hemostasia e coagulação, metabolismo lipídico e função hepática em comparação com as pílulas orais.

Métodos Anticoncepcionais Hormonais
Muito eficientes: Pílula: índice de falha 0,1% Injeção anticoncepcional mensal e trimestral: índice de falha 0,1% Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (SIU): índice de falha 0,1%.

Deve-se tomar um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com o uso da pílula. Ao fim da cartela, deve-se fazer então uma pausa de 7 dias, que é quando ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no oitavo dia da pausa, independente da menstruação.

Quando corretamente e constantemente ingeridas, a taxa provável de falha dos contraceptivos orais combinados é de 0,1% por ano, entretanto, a taxa de falha durante uso típico é de 5% por ano para todos os tipos de contraceptivos orais.