O que pode causar febre à noite?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período. Essas situações de aumento da tosse e da febre à noite também podem ocorrer com adolescentes e adultos, pelos mesmos motivos acima mencionados.

A febre pode aparecer nos dois tipos de infecção, mas com características diferentes em cada uma. Na bacteriana, elas geralmente são mais altas e pioram após alguns dias, enquanto na viral, elas melhoram depois desse mesmo período.

Esses casos são principalmente infecções bacterianas e localizadas, que podem variar bastante em relação ao risco e à severidade da doença. Por exemplo, a febre intermitente pode ser sinal de infecção urinária, mas também é um sintoma comum de infecções como a tuberculose ou pneumonia.

No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período.

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Nem toda febre é sinal de infecção, muito menos de doença grave. A grande maioria delas, inclusive, é inofensiva e está relacionada a doenças autolimitadas (que se curam sozinhas)."

Normalmente, o sintoma mais frequente das doenças infecciosas é a febre, mas o que é febre? É o aumento da temperatura acima de 37°C, quando medida na axila (o que é mais comum entre nós) ou acima de 37,5°C, se avaliada oralmente, ou, ainda, acima de 38°C, quando medida no reto.

Pode-se dizer que qualquer infecção bacteriana pode causar febre em crianças", explica a especialista. Um quadro de pneumonia bacteriana pode provocar febre alta, que surge subitamente, tosse e respiração acelerada.

Em caso de febre alta, ou que persiste por mais de dois dias, é necessário buscar ajuda médica o mais rápido possível.

As causas da febre estão relacionadas a diversos fatores, os mais comuns são vírus, infecção bacteriana, insolação, certas condições inflamatórias, desidratação, reação adversa a algum medicamento, entre outros.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.

Nesses casos, a tendência é que a febre dure de cinco a sete dias e diminua de intensidade, ao mesmo tempo em que desaparecem os sintomas respiratórios. Por outro lado, a febre na leucemia é persistente e recorrente. A persistência também deve ser observada no caso do cansaço e da fadiga.

A febre intermitente se caracteriza por períodos de febre intercalados com períodos em que o corpo humano está com sua temperatura dentro do padrão. Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas.

Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista. Uma pesquisa concluiu que os sonhos de pacientes em estado febril foram mais negativos do que os experienciados em condições saudáveis.

Normalmente, os médicos consideram que a febre que inspira cuidados parte dos 38,3°C”, informa o clínico geral Pablo Goulart. “Como solução, o paciente pode apostar em antitérmicos comuns, desde que prescritos pelo médico”, completa.

As infecções bacterianas costumam provocar febre alta, acima de 38°C, e sintomas que tendem a piorar com o tempo. Além disso, as doenças causadas por bactérias costumam causar mais dor em um local específico do corpo.

A medida mais confiável da temperatura corpórea é aquela tomada por via oral ou retal. Não há consenso a respeito da definição exata de febre em crianças. A maioria classifica como febre a temperatura retal acima de 38ºC, mas alguns consideram febre temperatura retal acima de 37,7ºC ou 38,3ºC.

A febre pode ser classificada de acordo com a sua intensidade em leve, moderada e alta. A febre leve é aquela em que a temperatura está em 37,5 ºC. A febre moderada, por sua vez, é aquela que fica em torno de 37,6 ºC até 38,5 ºC. Já a febre alta é aquela que fica acima de 38,6 ºC.