O que pode causar inchaço no rosto?

Perguntado por: igil . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O inchaço pode acontecer devido a problemas dentários, procedimentos cirúrgicos na região facial, alergias, problemas na garganta que podem se estender até o rosto, ou até mesmo pode ser o caso da pessoa acordar com o rosto inchado após uma noite longa de sono.

O principal sintoma do angioedema é o inchaço nas camadas mais profundas da pele. Assim, podem aparecer em diversas partes do corpo como, por exemplo, ao redor dos olhos, dos lábios, nas mãos, pés e garganta. Em casos mais graves, a doença pode apresentar inchaço no intestino.

O inchaço é causado por excesso de líquidos nos tecidos. Esse líquido é predominantemente composto por água. O inchaço pode se espalhar ou ficar restrito a um membro ou parte de um membro. O inchaço geralmente ocorre nos pés ou parte inferior das pernas.

Quando o inchaço se torna perigoso? Muitas doenças estão associadas ao inchaço, a exemplo das que acometem rins, fígado, coração e tireoide. Além disso, alterações vasculares, como as varizes e os edemas de origem linfática, podem resultar em pernas mais inchadas.

Remédios diuréticos: estimulam os rins a filtrar o sangue e a eliminar mais água e sódio através da urina. Massagem facial: ajuda a melhorar a circulação sanguínea do rosto e a aliviar o sintoma. Compressa de água fria: o tratamento caseiro ajuda a aliviar o inchaço local.

Pode dar batidinhas e esfregar delicadamente a pele com com algum creme hidratante apropriado ou mesmo vaselina. A pele da pálpebra deve ser tratada com delicadeza precisa ser delicada, pois é uma área bastante sensível..”

Angioedema adquirido
Nesse caso, a deficiência do inibidor de C1 não tem origem genética, ela surge ao longo da vida provocada por um câncer, como linfoma, ou por doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico ou dermatomiosite.

Urticária são lesões vermelhas e inchadas, como vergões, que aparecem na pele rapidamente e coçam muito. O nome da lesão é urtica. Elas podem ser pequenas, isoladas ou se juntar e formar grandes placas vermelhas, com desenhos e formas variadas, sempre acompanhadas de coceira.

O angioedema pode ser uma reação a um fármaco ou outra substância (fator desencadeante), uma doença hereditária, uma complicação rara do câncer ou uma doença imunológica; no entanto, às vezes, a causa é desconhecida. O angioedema pode envolver inchaço da face, garganta, trato digestivo e vias aéreas.

Aumento do inchaço das pernas ou tornozelos
Isto leva à acumulação de líquidos no abdómen e nos membros inferiores e a congestão. É provável que note o inchaço nas pernas e nos tornozelos ao fim do dia, porque a gravidade aumenta a quantidade e a pressão do sangue nas veias dos membros inferiores.

Uso de medicamentos: Alguns medicamentos como corticóides, minoxidil, ou remédios para tratamento da pressão alta como captopril, enalapril, lisinopril, anlodipino, nimodipina, podem ser responsáveis por causar retenção de líquidos e até inchaços nas mãos e nos pés.

“Existem várias razões que podem explicar o inchaço das pálpebras e nos olhos, tais como: infecções, lesões oculares, traumas e mais comumente alergias. As pálpebras inchadas podem ser também um sinal de um problema de saúde potencialmente mais grave, como a celulite orbitária, a doença de Graves ou o herpes ocular.

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

Compressas geladas
Eterno truque caseiro, as compressas ajudam a atenuar o volume, pois a temperatura baixa tem efeito vasodilatador sobre a pele, permitindo que a musculatura do rosto fique mais relaxada, diminuindo o inchaço e mantendo os poros fechados.

Um exemplo é sinusite, infecção muito comum na atualidade que afeta os seios paranasais, inchando a região da bochecha.

Por que meu rosto está inchado de um lado? O inchaço em um lado do rosto pode se manifestar em diferentes partes do rosto, como bochecha ou olho inchado. As causas comuns de inchaço podem ser sintomas de alergia em um lado do rosto, lesão facial ou infecção de pele.

O diagnóstico é feito inicialmente com a mensuração do C4 – que se encontra geralmente abaixo do normal – e com a determinação quantitativa e funcional do C1-INH. A deficiência quantitativa caracteriza o angioedema hereditário tipo I, mais comum, enquanto a deficiência funcional, o tipo II.

Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona. Casos menos graves podem ser tratados com produtos hipoalergênicos calmantes e loções com substâncias como camomila ou alfazema.

O perigo maior é a ocorrência do edema de laringe, porque a pessoa pode morrer asfixiada. O diagnóstico é difícil, chega a demorar em média 14 anos, porque a doença muitas vezes é confundida com uma alergia. Não há cura, mas há tratamentos para amenizar as crises.

Na alergia emocional, em situações de estresse ou ansiedade, por exemplo, o organismo desencadeia uma resposta imunológica exacerbada. Como consequência, podem ocorrer manifestações dérmicas, respiratórias e, em alguns casos, até mesmo neurológicas.