O que pode causar um mau atendimento?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Entre os que mais causam impacto estão: Demora excessiva para prestar atendimento. Limitar-se a apenas um canal de atendimento. Não investir em automatização.

O que não fazer no atendimento ao cliente?

  • Tratar o cliente sem personalização. ...
  • Não ter conhecimento sobre o produto ou serviço. ...
  • Dizer mentiras. ...
  • Menosprezar o cliente ou tratá-lo com frieza. ...
  • Não tentar encantá-lo a cada ligação. ...
  • Demorar muito para atender. ...
  • Não ter seriedade no atendimento.

O que é um mau atendimento? Um atendimento que não oferece soluções ágeis para o problema do cliente, ou que o trata de forma ríspida, sem nenhum motivo aparente é um mau atendimento.

Para evitar, basta investir em conhecer os clientes e os tipos de problemas que podem ocorrer. Uma equipe de atendimento bem preparada sabe muito bem como resolver solicitações ou encaminhar para o lugar certo, evitando que o cliente tenha que entrar em contato várias vezes para ser atendido.

Negocie, seja flexível e não crie empecilhos para encontrar a melhor forma de reparar o mau atendimento. Mas atenção! Nada de oferecer um brinde para acalmá-lo. Este tipo de atitude, em muitos casos, mais retrai do que atrai o cliente.

Má reputação da empresa
Fazendo com que a empresa fique com uma imagem ruim e com que essa informação seja espalhada para mais pessoas. Além disso, os clientes mal atendidos fazem o mesmo: falam mal da empresa, expõe a experiência ruim que tiveram e fazem indicações negativas para quem pergunta sobre.

Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento

  • Emoções do cliente. Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes. ...
  • Conhecimento do público-alvo. ...
  • Treinamento de colaboradores. ...
  • Transparência. ...
  • Tecnologia.

Pode-se incluir como fatores influenciadores no atendimento ao cliente o estresse, a resistência à mudança, valorização profissional, treinamento, liderança, qualidade de vida no trabalho (QVT), dentre outros.

Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente. Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

Alguns dados sobre qualidade no atendimento
Além de economizar tempo, é bastante eficiente em apresentar resultados. Ainda segundo o relatório, uma boa experiência potencializa os resultados, já que 75% dos clientes preferem pagar mais para ter um atendimento melhor. Ou seja: a marca ganha consumidores fiéis.

Veja, a seguir, 5 desses desafios e as possíveis soluções para cada um deles!

  • Não deixar o cliente esperando para ser atendido.
  • Agilizar o atendimento.
  • Oferecer autoatendimento.
  • Manter sua equipe qualificada.
  • Gerir períodos de alta demanda.

E isso engloba muita coisa: desconhecimento dos produtos/serviços, rapidez nos processos, usar discurso ensaiado (comum na hora da reclamação), falta de efetividade na resolução dos problemas, tratamento frio, pressão para finalizar a compra, ter que ficar repetindo informações para atendentes diferentes, não receber ...

Confira as práticas específicas de cada uma delas.

  • Proatividade. Essa é, com certeza, uma das principais características de um bom profissional de atendimento. ...
  • Empatia. Ser empático significa compreender a situação do outro e se colocar em seu lugar. ...
  • Paciência e resiliência. ...
  • Agilidade. ...
  • Organização. ...
  • Boa comunicação.

Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo; Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo; Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.

Um cliente mal atendido, além de não utilizar mais o serviço ou produto, passará adiante sua má experiência. Com a facilidade de acesso à internet e redes sociais, a reputação ruim de uma empresa se espalha rapidamente.

Quais os pilares para a qualidade no atendimento ao cliente?

  • Satisfazer às necessidades dos clientes.
  • Oferecer uma boa experiência do cliente.
  • Agilidade na resolução de problemas.

Para conquistar os clientes é preciso investir em três pilares da excelência no atendimento: personificação, contratação de pessoas e ter processos de qualidade.