O que pode desmotivar a equipe?

Perguntado por: icapelo . Última atualização: 4 de abril de 2023
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Alguns fatores organizacionais são cruciais para desmotivar uma equipe, entre eles podemos observar questões como: a criação de metas inatingíveis, falta de confiança e credibilidade, tratamento diferenciado com alguns membros, falta de informação e envolvimento com a estratégia do negócio, não investir em capacitações ...

Um dos motivos que também desmotiva os colaboradores é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem.

Brigar por pouca coisa com certeza terá a desmotivação como resultado. Uma excelente maneira de desmotivar pessoas é em uma mesma ou similar situação tratar duas pessoas de maneiras distintas. Uma é exaltada a outra é xingada e, no entanto, a situação é parecida.

Causas da desmotivação
O efeito da desmotivação pela falta de sentido ou propósito pode gerar, dentre outras coisas: Baixa expectativa em relação ao futuro – Pode incorrer na incapacidade de ansiar por dias melhores. “Se as coisas melhorarem ou não melhorarem, tanto faz”. O sonho é um ingrediente essencial para a alma.

As razões do desânimo do funcionário para com seu trabalho podem ser várias, mas, em geral, dizem respeito: 1) aos seus objetivos profissionais e pessoais não estarem sendo alcançados através da empresa; e 2) às preocupações do colaborador com o grupo familiar não estarem sendo consideradas pela organização.

Alguns fatores que prejudicam a produtividade no trabalho são: falta de sono, pessimismo, sedentarismo, perfeccionismo em excesso e incapacidade de tomar decisões. Acompanhar os resultados do time é essencial para o aumento da produtividade.

Como identificar funcionários desmotivados?

  • Falta de foco no trabalho.
  • Aumento de absenteísmo.
  • Passar muito tempo longe da estação de trabalho.
  • Atrasos frequentes.
  • Mudanças de comportamento e humor.
  • Observações ou comentários inapropriados sobre outras pessoas.
  • Distanciamento de colegas.
  1. Estipule metas claras e desafiadoras, mas não impossíveis. Uma das primeiras dicas básicas para combater a desmotivação no trabalho é rever um pouco suas metas. ...
  2. Valorize e trate bem seus colaboradores. ...
  3. Considere flexibilizar a jornada de trabalho. ...
  4. Fortaleça a comunicação interna. ...
  5. Propicie um ambiente de trabalho mais leve.

As 10 formas de levar motivação e propósito aos seus funcionários são através de condições de trabalho adequadas, clima organizacional, programas de incentivo, treinamento e capacitação, remuneração de mercado, benefícios, participação nas decisões, feedback, comemorações e convenções e perspectiva de crescimento.

O que fazer para não ter desânimo com o trabalho?

  1. Faça uma lista. ...
  2. Encontre uma nova perspectiva. ...
  3. Seja proativo. ...
  4. Encontre ânimo no trabalho em si. ...
  5. Converse com outras pessoas. ...
  6. Identifique outros fatores. ...
  7. Reveja seu planejamento de carreira.

6 erros que destroem uma equipe de alta performance

  1. Falhas na comunicação interna. ...
  2. Falta de metas inteligentes. ...
  3. Má definição da Missão, Visão e Valores. ...
  4. Erros na hora de dar feedback. ...
  5. Falta de recompensas. ...
  6. Não se atentar ao clima organizacional.

3 dicas para melhorar o desempenho dos colaboradores

  • Valorize seus colaboradores: pratique gentileza, elogie e agradeça. ...
  • Promova qualidade de vida no trabalho: cuide de sua equipe. ...
  • Promova momentos de relaxamento e descontração para aumentar o desempenho dos colaboradores.

Por isto, é importante tomar consciência dos 5 principais desafios do Trabalho em Equipe para poder antecipá-los:

  1. 1 – Falta de Confiança. Confiança é a base de tudo. ...
  2. 2 – Medo do Conflito. ...
  3. 3 – Falta de Compromisso. ...
  4. 4 - Fuga da Responsabilidade. ...
  5. 5 - Falta de Foco nos Resultados.

Aspectos subjetivos ou questões pessoais podem contaminar a análise e levar a um quadro que não condiz com a realidade daquele colaborador. Também é necessário ter maturidade e inteligência emocional para, além de avaliar de maneira justa, conseguir dar um feedback construtivo.

Falar alto
Novidade: PODE FALAR SEM QUE TODA A GENTE OIÇA. Não conseguir manter o tom de voz num volume minimamente agradável ao ouvido pode ser bastante irritante. Principalmente para quem partilha um escritório pequeno. A decibéis tão elevados, a concentração no trabalho torna-se mesmo complicada.