O que pode machucar o bebê dentro da barriga da mãe?

Perguntado por: mmeireles . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação. Aproveite Ofertas Selecionadas para Curtir as Férias com Segurança!

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

De acordo com a especialista, agachamentos são seguros para a maioria das grávidas. “O movimento pode ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, por exemplo”, explica. Além disso, também melhora a mobilidade do quadril e a circulação sanguínea em todo o corpo.

Entretanto o profissional de saúde deve orientar a gestante em relação aos riscos relacionados ao: esforço físico excessivo, atividade sexual, viagens, carga horária extensa de trabalho, rotatividade de horário, exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, estresse, hábitos alimentares inadequados.

Para o bebê, a compressão do útero pode ocasionar um parto prematuro ou dificultar a sua recepção de nutrientes e oxigênio pela placenta ou cordão umbilical. Importante que a futura mãe olhe mais para ela, se cuide, procure ajuda de um profissional, se for o caso.

Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero. O bebê não consegue entender o que está acontecendo, contudo, o batimento dos corações se acelera.

O repouso pode ajudar em possíveis complicações que ocorrem durante a gravidez, tais como: hipertensão arterial, hemorragia vaginal ou até mesmo prevenir um parto prematuro. Claro que o repouso na cama pode ter alguns efeitos colaterais desagradáveis como, por exemplo, o desconforto e o tédio.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

Ao levantar-se da cama, faça-o com movimentos suaves, espreguiçando-se, pois isso é bom para as articulações e para a musculatura. Faça exercícios de alongamento, quando orientada. No caso de cãibras, friccione o local dolorido e faça compressas quentes na região.

Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

A posição melhor é a ereta, com a parte inferior das costas segura ou, ainda, deitar-se de lado quando, por exemplo, estiver assistindo à TV. 7. Levantar sem tensionar: quando estiver sentada, a gestante deve ficar com os pés separados e virados para fora, com os calcanhares no chão.

O feto dorme tranquilo na barriga da mamãe. Mas, nem sempre a soneca coincide com a dela. É um soninho leve e de curta duração”, explica Breno.

O bebê dentro da barriga dorme em grande parte do seu dia, chegando até 12 horas de sono e durante essas longas sonecas ele tem sonhos. Mas sonhos, como assim? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe1.

Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero.

O primeiro trimestre tem a fama de ser o pior de todos. E não é por acaso. Mesmo sem o peso do barrigão, que atormenta a reta final, no começo da gestação, os hormônios enlouquecidos provocam enjoos, sonolência, maior sensibilidade nos seios, alterações no funcionamento do intestino e até dores de cabeça.

É perigoso fazer muita força para evacuar na gravidez? Não, o aumento da pressão abdominal causado pelo esforço para evacuar, não costuma causar problemas para a gestação em si. Ele certamente não tem relação nenhuma com abortamento e portanto você pode ficar tranquila com relação a isso.

Levantar da cama: Não se deve levantar da cama com a barriga pra cima; o correto é virar-se de lado primeiro e utilizar os braços como apoio, levando as pernas para fora da cama. – Sentar: A cadeira ou sofá deve ter sempre um encosto, para que a coluna fique totalmente apoiada.

Considera-se aborto toda gestação que termina antes das 20 semanas ou com feto pesando menos de 500g. Ele ocorre em 8 a 20% das gestações diagnosticadas e em 80% dos casos, antes das 12 semanas. Se forem consideradas as perdas antes mesmo do diagnóstico da gestação ou do atraso menstrual, essa taxa pode chegar a 31%.

Os gases intestinais são a principal causa de barriga tremendo ou "movimentos" na barriga. Isso ocorre pela produção aumentada de gases pelas bactérias intestinais, quando comemos com muita pressa, quando comemos conversando, engolindo ar, ou quando a alimentação é muito gordurosa ou de difícil digestão.