O que pode piorar o melasma?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Sol, fontes emissoras de luz visível, como tablet, computador, celular e o próprio calor podem piorar ou desencadear o melasma. Mas, muito além disso, o simples calor, como abrir um forno ligado, já pode estimular o aparecimento das manchas.

O melasma, apesar de não doer, não coçar e não trazer graves problemas para a saúde, é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. E não é só o sol que escurece a pele. "O estresse piora o melasma, certos medicamentos pioram o melasma, certas doenças hormonais pioram o melasma e o sol piora o melasma muito.

Alimentos processados
Salgadinhos, salsicha, nuggets, fast-food e congelados também são alimentos que promovem processos inflamatórios e causam uma série de reações químicas que produzem substâncias que geram um ambiente inflamatório no organismo.

Melasma tem cura? O melasma é uma condição crônica, portanto, não tem cura. Apesar disso, ele pode ser amenizado com alguns cuidados, que devem ser mantidos para que as manchas não voltem a aparecer. A pele com melasma deve ser cuidada de forma contínua para evitar o seu reaparecimento.

O tempo de tratamento varia de acordo com o produto utilizado, com as características da mancha e tipo de pele. De forma geral, os resultados podem começar a ser vistos após 2 a 4 semanas de tratamento, que pode durar até cerca de 6 meses.

Alguns alimentos podem retardar o envelhecimento, ajudar na cicatrização da pele, diminuir a oleosidade excessiva ou ressecamento, além de atenuar manchas. Conheça algumas delas: Vitaminas do complexo B, encontradas na carne, vegetais verdes folhosos cereais e ovos, auxiliam a normalizar as funções da pele.

Alimentos que contribuem para o processo inflamatório

  • 01 – Alimentos processados cheios de gorduras ruins. ...
  • 02 – Laticínios. ...
  • 03 – Açúcar. ...
  • 04 – Alimentos fritos. ...
  • 05 – Álcool. ...
  • 06 – Carboidratos refinados e glúten. ...
  • 07 – Soja. ...
  • 08 – Café e produtos com cafeína.

Melasma epidérmico afeta a camada superior de pele e a hiperpigmentação apresenta-se com colocação marrom e bordas mais bem definidas. Melasma dérmico afeta o nível mais profundo da derme e é caracterizado por manchas mais escuras e acinzentadas.”

Por isso, os seguintes passos são recomendados para ajudar a clarear a pele:

  1. Aplicar óleos vegetais, como óleo de rosa mosqueta;
  2. Fazer um tratamento estético, como laser, peeling químico ou de cristal;
  3. Usar cremes clareadores;
  4. Usar argila branca.

Romã ajuda a clarear manchas da pele e é utilizada como fonte terapêutica desde os povos antigos. Se tem uma fruta utilizada como fonte terapêutica e que é carregada de símbolos há milênios, é a romã.

Frutas e legumes de cor alaranjada como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba contém carotenoides, substância que se deposita na pele e tem ação antioxidante.

Frutas cítricas
Limão, laranja, abacaxi, maracujá, tangerina, acerola e kiwi são alguns dos alimentos que melhoram o aspecto da sua pele. Ricas em vitamina C, uma das principais responsáveis pela produção de colágeno, essas frutas ajudam a dar um up na sustentação da sua cútis.

Sabonete Facial Blancy Mantecorp
Primeiro item da nossa lista, o sabonete facial Blancy da marca Mantecorp pode ser uma ótima opção para quem tem melasma. Além de ter ação esfoliante, que suaviza e melhora a textura da pele, ele também ajuda a clarear a pele e igualar ao tom da pele.

O melhor protetor solar para peles com melasma são os protetores clareadores e antioxidantes com vitamina C e niacinamida, que ajudam a prevenir e tratar as manchas da pele, inclusive as manchas de melasma grave e resistente.

O clareamento do melasma resistente deve ser feito com séruns clareadores de alta eficácia, como o Clarivis Tx, que por atuar em 21 mecanismos clareadores, consegue clarear manchas escuras da pele inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.