O que pode ser confundido com escoliose?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Isso pode ser confundido com a dor da artrite.

A fibromialgia é uma dor frequente em vários lugares do corpo, entre eles a coluna. Além da dor generalizada, a pessoa também pode sentir fadiga, dificuldade para dormir, além de transtornos de humor, como ansiedade e depressão. Para confirmar uma fibromialgia, as dores precisam estar presentes por mais de três meses.

A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente.

O Teste de Adams é a base para a identificação da escoliose, nele requisita-se que a criança ou adolescente curve o tronco para frente com os pés e mãos unidos, sem dobrar os joelhos, a curva da escoliose estrutural é mais aparente quando se flexiona para frente.

Geralmente, a escoliose leve não apresenta sintomas. De 20% a 30% das pessoas poderão sentir dor nas costas.

“Quem tem escoliose de baixo grau, principalmente, e dependendo do tipo, pode ter uma vida normal, fazendo qualquer tipo de atividade. Praticamente não há contra indicação para prática de atividade física”, afirma o médico.

A curvatura anormal da coluna com escoliose pode prejudicar diversos órgãos do corpo, pois força as vértebras a realizarem uma rotação. Se a escoliose ocorre no tórax, por exemplo, a rotação pode resultar em protuberância da costela no lado oposto da curva.

Quase todo mundo já sentiu dor nas costas alguma vez na vida, mas o paciente com fibromialgia pode não só sentir dor nas costas, mas também nas pernas, nos ombros e em vários outras regiões do corpo simultaneamente. As dores, geralmente, são acompanhadas de fadiga crônica e distúrbios do sono.

Os pacientes normalmente sentem fortes dores em todo o corpo e articulações, de maneira frequente associado a um cansaço, sono não reparador e alterações no humor. Outros sintomas comuns são cansaço excessivo, fadiga e distúrbios do sono.

joelhos; ombros; braços. A fibromialgia tende a apresentar as dores em partes difusas do corpo, mas nada impede também de ser em um ponto localizado.

Escoliose tem cura? Ainda não existe tratamento medicamento para a escoliose, mas algumas técnicas podem colaborar para o seu tratamento. O sucesso vai depender de diferentes fatores, inclusive, da gravidade da curvatura. Mas, normalmente, existe cura pra escoliose, sim.

O que pode piorar a escoliose? A falta de tratamento adequado pode ser crucial para a piora da escoliose. Nesse sentido, o portador tem grandes chances de ter muita dor nas costas, no pescoço, na lombar e comprometimento do nervo ciático, provocando dores que vão para as pernas.

Escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras, e afeta cerca de 3% dos brasileiros. Casos leves podem não afetar a vida diária. Mas os casos graves podem ser dolorosos e limitar a atividade normal. A condição não decorre de maus hábitos posturais.

A ressonância magnética da coluna é um exame por imagem que permite uma excelente acuidade diagnóstica em diversas patologias, como como hérnia de disco, artrose, deslizamentos vertebrais, aperto na coluna, fraturas, escoliose, doenças inflamatórias e tumores benignos ou malignos.