O que pode ser confundido com hérnia?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ele é muitas vezes confundido com o ligamento inguinal visto de dentro da cavidade abdominal.

Hérnia femoral
Por se manifestar na junção da coxa, este tipo de hérnia costuma ser confundido com a hérnia inguinal. Esta modalidade, porém, acomete geralmente as mulheres, sendo um caso raro de hérnia. Inclusive, causa maiores complicações – como estrangulamento – do que as hérnias inguinais.

O sinal mais frequente de que possa existir uma hérnia é o aparecimento de um “caroço” (uma elevação ou abaulamento) na área afetada. Assim, pode-se observar uma protuberância na região inguinal, quando a hérnia se localiza na virilha, na região epigástrica ou no umbigo, principalmente ao realizar esforços.

Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.

Entretanto, quando o exame de hérnia inguinal por meio do ultrassom se mostra inconclusivo, ou seja, não foi possível confirmar o diagnóstico, é necessário a realização da tomografia ou da ressonância para confirmação da patologia.

Dor forte na região da hérnia ou do abdômen; Endurecimento, Inchaço e vermelhidão na região da hérnia; Náuseas e vômitos.

Qual médico é responsável pelo tratamento da hérnia? Caso identifique os sintomas, é importante que o paciente tenha em mente que qual médico cuida da hérnia é o cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo.

Quais são os exames solicitados para o diagnóstico de hérnias abdominais? Em casos mais complexos ou em pacientes com obesidade, pode ser necessária a realização de exames de imagem para confirmação. Nessas situações são solicitadas a ecografia, tomografia ou ressonância de abdome.

É A PROTRUSÃO, INSINUAÇÃO OU PASSAGEM DE UM ÓRGÃO OU PARTE DELE, DE SUA CAVIDADE ORIGINAL PARA OUTRA VIZINHA, ATRAVÉS DE UMA ABERTURA NATURAL DEFEITUOSA, PODENDO SER DE ORIGEM CONGÊNITA OU ADQUIRIDA.

Ultrassonografia de Parede Abdominal, detecta as hérnias abdominais, diástase de retos,exame muito solicitado para realização de procedimentos estéticos.

A hérnia abdominal é um dos problemas de saúde mais comuns e ocorre quando um órgão “invade” um local indevido, causando um caroço na barriga. Dependendo do tamanho, pode ou não apresentar dores e sinais no corpo. É corrigida em cirurgias e tende a não aparecer mais.

O sinal mais comum da hérnia é, de fato, a protuberância na região abdominal. Esse caroço dentro do umbigo pode ser hérnia quando ele apresenta certa mobilidade, pois o conteúdo extravasado da cavidade abdominal pode ser empurrado novamente pelo orifício que fica aberto na região.

O tratamento para hérnia de parede abdominal é cirúrgico. No entanto, em alguns casos ela pode regredir sozinha, como quando são pequenas ou em bebês. O procedimento cirúrgico é o único tratamento efetivo. Assim, é indicado mesmo em casos sem a manifestação de sintomas, a fim de evitar complicações e problemas futuros.

Desconforto abdominal
A sensação pode ser contínua ou alternar momentos de desconfortos maiores ou menores, especialmente após algum tipo de esforço que leve a região abdominal a suportar um peso ou pressão maior.